Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1637695


1637695

PROTOCOLO GERENCIADO DE SEPSE: AVALIAÇÃO DO IMPACTO NOS INDICADORES DE QUALIDADE

Autores:
Camila Brito Borguezam|camilabborguezam85@gmail.com|enfermeira|mestranda|estudante|universidade Estadual de Londrina ; Caroline Tolentino Sanches|camilabborguezam85@gmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|universidade Estadual de Londrina ; Uiara Rodrigues de Oliveira Moraes|camilabborguezam85@gmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira|universidade Estadual de Londrina ; Silvia Albanese Paulino|camilabborguezam85@gmail.com|enfermeira|mestre|docente|universidade Estadual de Londrina ; Cintia Magalhães Carvalho Grion,|camiabborguezam@gmail.com|médica|doutoura|docente|universidade Estadual de Londrina ; Gilselena Kerbauy|camilabborguezam85@gmail.com|enfermeira|doutoura|docente|universidade Estadual de Londrina

Resumo:
**Introdução****:** o presente trabalho justifica-se pela necessidade de proporcionar um cuidado humanizado às gestantes e puérperas em relação ao conhecimento sobre o parto e puerpério, por meio da educação em saúde. **Objetivos****:** relatar a experiência de elaboração e implementação de duas ferramentas de educação em saúde para gestantes e puérperas no contexto da APS. **Metodologia****:** trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração e implementação de ferramentas educativas direcionadas a gestantes e puérperas, atendidas em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal, por estudantes de Enfermagem no ano de 2018. Foram elaborados dois guias práticos com as temáticas “Trabalho de parto” e “Pós-parto”. A definição dos temas ocorreu em parceria com os enfermeiros, mediante observação da realidade, identificação de fragilidades do processo de trabalho e das necessidades das usuárias. **Resultados**: os guias práticos tiveram excelente aceitação pelos enfermeiros, os quais implementaram a utilização durante as consultas de enfermagem juntamente com as estudantes. **Conclusões**: a experiência mostrou-se relevante, pois permitiu a identificação de fragilidades do serviço e a proposição de soluções viáveis e relevantes em parceria com os enfermeiros. **Contribuições** **ou** **implicações** **para** **a** **Enfermagem****:** os guias práticos contribuíram para a resolução de uma limitação identificada na prática dos enfermeiros quanto à necessidade de fornecer informações, com mais qualidade, para as usuárias do serviço.


Referências:
1. Martins RAS, Souza CA. Health education in the context of primary health care. REFACS [Internet]. 2017; 5(2):282-288. Available from: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/2261/pdf 2. Gonçalves MF et al. Prenatal care: preparation for childbirth in primary healthcare in the south of Brazil. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2017;  38(3):e0063. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472017000300401&lng=en.