Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1626381


1626381

Avaliação do Resultado de Enfermagem Bem Estar Pessoal em Idosos com Doenças Crônicas

Autores:
José Erivelton de Souza Maciel Ferreira|eriveltonsmf@live.com|estudante|graduando Em Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira ; Lídia Rocha de Oliveira|lidiarocha795@gmail.com|estudante|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira ; Allyson Lopes Miranda Gondim|mirandagondim@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|professor Substituto do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí|faculdade Maurício de Nassau ; Tahissa Frota Cavalcante|tahissa@unilab.edu.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira|universidade Federal do Ceará ; Amanda Peixoto Lima Nemer|amanda.p23@hotmail.com|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|mestranda Em Enfermagem|universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira ; Jackson Rodrigues Damasceno|jackson.damasceno@hotmail.com|enfermeiro|mestrando Em Enfermagem|mestrando Em Enfermagem|faculdade de Ensino E Cultura do Ceará

Resumo:
**Introdução - ** O conhecimento pedagógico do gestor de cursos de Graduação em Enfermagem é importante e necessário por considerar as transformações que ocorrem no processo ensino aprendizagem. Assim novas exigências no perfil profissional devem compor suas   competências exigindo e favorecendo a criatividade e inovação1. Ter preparo para fazer a gestão acadêmica é necessária frente às exigências atuais. **Objetivo- **Identificar a formação pedagógica de coordenadores de cursos de Graduação em Enfermagem.  **Método** - Estudo exploratório descritivo e quantitativo, realizado nas Instituições de ensino superior da região Metropolitana de São Paulo, perfazendo um total de 19 respondentes.** Resultados - **Identificou-se 10 sujeitos com formação pedagógica em diferentes cursos lato sensu, licenciaturas e Graduação em Pedagogia. **Conclusão - **Apenas a metade dos coordenadores de curso possuem formação pedagógica no âmbito da formação continuada. **Contribuições/Implicações para a** Enfermagem – Importante compreender que a formação pedagógica também constitui uma ferramenta de gestão.


Referências:
1 Coordenador gestor, coordenador pedagógico ou coordenador empreendedor: análise do perfil de coordenadores de curso em ies privada. Future Studies Research Journal ISSN 2175-5825 São Paulo, v.6, n.2, p. 74 – 102, Julho/Dez. 2014. file:///C:/Users/Aparecida/Downloads/164-839-1-PB.pdf. Acesso em 8 de julho de 2018.