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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1557425


1557425

Práticas educativas em primeiros socorros para profissionais de escolas de educação infantil

Autores:
Adrielly da Silva Santos|adriellyss33@gmail.com|discente de Graduação Em Enfermagem|discente|discente|universidade Estadual de Campinas ; Cleuza Ap. Vedovato|cleuzavedovato@uol.com.br|enfermeiro|mestrado|docente|universidade Estadual de Campinas ; Ana Paula Boaventura|apboa@unicamp.br|enfermeiro|doutorado|professor Doutor|universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Introdução: A implementação do grupo de gestantes na Atenção Primária à Saúde (APS) tem se mostrado de grande valia no cuidado, constituindo-se em uma das estratégias que contribuem para o fortalecimento de informações, enfrentamento de situações de mudanças durante a gestação, além de proporcionar uma assistência humanizada. Objetivos: Relatar a experiência de residentes na implantação do grupo de gestantes em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) em Belém-PA. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família/Atenção Básica do Centro Universitário do Estado do Pará. Realizou- se um diagnóstico situacional e identificou-se na ESF a inexistência do grupo de gestantes, não sendo realizadas ações de educação em saúde para este público-alvo. Planejou-se com a equipe implantar um grupo com encontros quinzenais. As gestantes foram convidadas a participar durante as consultas de enfermagem e pelos Agentes Comunitários de Saúde nas visitas domiciliares. O primeiro encontro foi realizado em Abril de 2018 nas dependências de uma Igreja Católica ao lado da ESF. Resultados: Participaram do primeiro encontro 10 gestantes, sendo abordado sobre a importância do Pré-Natal e orientações contidas na caderneta da gestante. Além disso, foi desenvolvida uma dinâmica de integração sobre os marcos importantes da vida de cada gestante até a atual fase da gestação. Tal dinâmica possibilitou a empatia entre o grupo e o conhecimento da história de vida de cada participante. As gestantes sentiram- se satisfeitas com a criação do grupo e avaliaram tal encontro como enriquecedor na construção do conhecimento, haja vista que muitas apresentaram várias dúvidas, as quais foram sanadas. Conclusões: O grupo possibilitou a troca de saberes e experiências entre as gestantes e os profissionais de saúde, sendo este um espaço potencialmente privilegiado para o empoderamento coletivo. Contribuições para a enfermagem: O enfermeiro exerce um papel de extrema relevância nas ações de educação em saúde e na melhoria da qualidade de vida da comunidade através da criação de grupos operativos na APS, afim de promover o cuidado integral.


Referências:
SARTORI GS, VAN DER SAND ICP. Grupo de gestantes: espaço de conhecimentos, de trocas e de vínculos entre os participantes. Rev. eletrônica enferm. 2004; 06(02):153-165.