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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1539095


1539095

PLANEJAMENTO FAMILIAR: DESAFIO PARA AS EQUIPES DE CONSULTÓRIO NA RUA

Autores:
Karla Sell Schneider|karlinha.nossasenhora@gmail.com|enfermeiro|pós Graduada Em Estratégia Saúde da Familia (unipar), Enfermagem do Trabalho (cbes), Consultório Na Rua (fiocruz), Graduada Em Enfermagem - Unioeste|enfermeira Equipe de Consultório Na Rua de ; Andreia Alves de Oliveira|oliveira.deiacdv@hotmail.com|técnica Em Saúde Bucal|técnico Em Saúde Bucal|técnica Em Saúde Bucal de Equipe de Consultório Na Rua de Curitiba|prefeitura Municipal de Curitiba ; Edineia Silva de Castro Oliveira|edineiac.oliveira@outlook.com|técnica Em Enfermagem|técnica Em Enfermagem|tecnica Em Enfermagem de Equipe de Consultório Na Rua de Curitiba|prefeitura Municipal de Curitiba ; Aurelia Ferreira da Cruz|aureliadacruz@gmail.com|técnica Em Enfermagem|técnica Em Enfermagem|tecnica Em Enfermagem de Equipe de Consultório Na Rua de Curitiba|prefeitura Municipal de Curitiba ; Maria Aparecida Moreira|karlinha.nossasenhora@gmail.com|técnica Em Enfermagem|técnico Em Saúde Bucal|tecnica Em Enfermagem de Equipe de Consultório Na Rua de Curitiba|prefeitura Municipal de Curitiba

Resumo:
**Introdução: **a educação vem sofrendo transformações nas concepções e técnicas de ensino, na perspectiva de romper com o modelo tradicional. Este estudo aborda uma atividade realizada na disciplina de “História e Exercício da Enfermagem” de um Curso de Graduação de Enfermagem, fundamentada em uma pedagogia problematizadora, visando estimular os estudantes a assumirem uma postura ativa em seu processo de aprender, buscando autonomia e aprendizagem significativa.(1) **Objetivo: **relatar a experiência de estudantes universitários no processo ensino-aprendizagem sobre a história da enfermagem. **Metodologia:** os estudantes se dividiram em pequenos grupos e cada grupo incumbiu-se de encontrar um(a) enfermeiro(a) formado(a) há pelo menos vinte anos e entrevistá-lo(a) sobre o seu histórico na enfermagem. **Resultados: **entrevistaram-se seis enfermeiros(as) que atuavam nas áreas de gestão, assistência, pesquisa e/ou ensino. Uma das entrevistas foi realizada com aplicativo de mensagem, pois a enfermeira estava em Portugal fazendo Pós-Doutorado. Os recursos utilizados nas apresentações em sala de aula envolveram dramatização, interpretação musical, fotonovela, poema, _slide show _e exibição de uma filmagem que uma entrevistada fez sobre seu cotidiano de estudos um uma universidade em Portugal e aspectos culturais e de saúde da cidade do Porto. **Conclusões:** essa vivência proporcionou discutir sobre a prática profissional do enfermeiro, levando em conta diferentes campos de atuação; refletir acerca das mudanças no ensino de enfermagem e na prática assistencial e contribuir para a construção da identidade profissional. **Contribuições para a Enfermagem: **reflexões sobre abordagens de ensino-aprendizagem que buscam romper com o modelo formativo centrado na transmissão de conteúdos.


Referências:
Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologias ativas de ensino aprendizagem: revisão integrativa. SANARE. 2016;Dec;15(2):145-153.