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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1530585


1530585

RESPONSIVIDADE DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO NORTE DO PARANÁ

Autores:
Valeska Tais de Araújo Hoffmann|valeska_tais@hotmail.com|graduanda de Enfermagem|graduanda|estagiária da Assessoria de Controle da Qualidade da Assistência de Enfermagem|universidade Pitágoras Unopar ; Dagmar Willamowius Vituri|dagvituri@gmail.com|enfermeira|doutora|enfermeira No Núcleo Interno de Regulação de Leitos|hospital Universitário Regional Norte do Paraná ; Elisana Agatha Iakmiu Camargo Cabulon|elisagatha@msn.com|enfermeira|mestre|enfermeira Na Assessoria de Controle da Qualidade da Assistência de Enfermagem|hospital Universitário Regional Norte do Paraná ; Karolaine Fernanda Marques|karolaine.marques84@gmail.com|graduanda de Enfermagem|graduanda|estagiária da Assessoria de Controle da Qualidade da Assistência de Enfermagem|universidade Estadual de Londrina ; Maria Rita da Silva dos Santos|mrita93@hotmail.com|graduanda de Enfermagem|graduanda|estagiária da Assessoria de Controle da Qualidade da Assistência de Enfermagem|universidade Pitágoras

Resumo:
A integração ensino-serviço-comunidade é uma estratégia para reorientação da formação em saúde e em enfermagem, por potencializar a aproximação entre o ensino e os serviços de saúde. Tem-se por objetivo analisar as potencialidades e desafios da integração ensino-serviço-comunidade na graduação em Enfermagem. Trata-se de pesquisa qualitativa, com desenho geral de estudo de caso. Elegeu- se como campo empírico o curso de Enfermagem de uma universidade pública, situada em Pau dos Ferros - RN, incluindo a Atenção Básica à Saúde do município. Participaram da pesquisa três enfermeiros da atenção básica, quatro docentes e nove discentes.  Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas com base na análise de conteúdo temática, crítico-reflexiva. Os resultados revelaram que a integração ensino-serviço-comunidade é dispositivo de inserção do formando na atenção básica - cenário de aprendizagem  onde ocorre treinamento de habilidades, articulação teórico- prática e  aproximação com o trabalho em saúde. Potencializa a problematização dos saberes e fazeres cristalizados, induzindo a reorientação das práticas de saúde e enfermagem. Apontam-se como desafios a efetiva articulação do corpo docente com o serviço e a comunidade; a corresponsabilização dos profissionais da atenção básica. Conclui-se que a integração ensino-serviço-comunidade é processo instituinte, mas com potencial de reorientação da formação do enfermeiro e de qualificação das práticas de cuidado na atenção básica. Contribui para formação do enfermeiro crítico e reflexivo, capaz de intervir na realidade sanitária com compromisso de transformação das práticas de saúde.


Referências:
Marin MJS, Oliveira MAC, Otani MAP, Cardoso CP, Moravcik MYAD, Conterno LO et al . A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2014 Mar [cited 2018 Aug 10] ; 19( 3 ): 967-974. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300967&lng=en.