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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1529144


1529144

Telenfermagem: produção de material didático para o ensino clínico

Autores:
Luiz Felipe da Silva|billzin@live.com|estudante da Graduação do Curso de Enfermagem/eeufmg|discente|bolsista|ufmg ; Raphael Magalhães Trindade|rmagalhaes.ufmg@gmail.com|estudante da Graduação do Curso de Enfermagem/eeufmg|discente|bolsista|ufmg ; Aline Karla Batista|alinekarla15@r7.com|estudante da Graduação do Curso de Enfermagem/eeufmg|discente|voluntária|ufmg ; Eliane Marina Palhares Guimarães|elianemg@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora da Escola de Enfermagem da Ufmg|ufmg

Resumo:
Dentre as inúmeras ferramentas utilizadas pelos profissionais da atenção básica, para promover a saúde das pessoas, destaca-se a estratégia grupo, sendo a gestação um momento ímpar para realização de ações educativas1. O objetivo desse trabalho foi relatar as vivências de um projeto de extensão universitária, através do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acerca de grupos de gestantes. Trata-se de relato de experiência durante realização de rodas de conversa com grupo de gestantes, usuárias da Clínica da Mulher, advindas de diferentes bairros da cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, com idade gestacional variando da oitava a trigésima oitava semana. As atividades ocorreram às quintas-feiras pela manhã com duração de uma hora e trinta minutos, quinzenalmente, com anúncios na clínica e convites às gestantes pela equipe de enfermagem. Foram realizados sete encontros. A atividade foi multidisciplinar, reunindo enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais. No desenvolvimento das rodas de conversa com gestantes e familiares houve a proposição da abordagem de temáticas relativas às alterações fisiológicas durante a gestação, uso de drogas lícitas e ilícitas no período gestacional, parto normal, alimentação saudável, amamentação, cuidados com o recém-nascido e shantala para bebês. Após os encontros, foram oferecidos lanches com alimentos saudáveis para gestantes, momentos também que ocorreram sociabilização entre os profissionais de saúde e as gestantes. Os grupos de gestantes foram muito importantes na troca de conhecimentos, fortalecimento de vínculos e educação em saúde, possibilitando melhorar e estreitar as relações dos profissionais, estudantes e comunidade, durante a assistência ao pré-natal. Considerando a importância das ações de promoção à saúde é imperativo que os profissionais que atuam na atenção básica reflitam a cerca da importância de incluir ou ampliar o trabalho educativo junto às gestantes e grupo de mães.


Referências:
Moreira CT, Machado MFAS, Becker SLM. Educação em saúde a gestantes utilizando a estratégia grupo. Rev RENE. 2007; 8(3): 107-16.