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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1526009


1526009

DESAFIOS ENFRENTADOS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA SALA DE VACINA

Autores:
Isadora Araujo Rodrigues|isadoraar@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|centro Universitário Christus - Unichristus ; Alisson Salatiek Ferreira de Freitas|salatiek@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Ensino Na Saúde Pela Universidade Estadual do Ceará - Uece|docente|centro Universitário Christus - Unichristus ; Gerarda Maria Araújo Carneiro|gerarda_gg@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Saúde Coletiva|docente|centro Universitário Christus - Unichristus ; Joseane Marques Fernandes|josy.marquesf@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Ensino Na Saúde|docente|centro Universitário Christus - Unichristus ; Ana Valeska Perdigão Barros|valeskaperdigao@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|centro Universitário Christus - Unichristus ; Fernanda Flania Soares Maia|fernandaflania@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|centro Universitário Christus - Unichristus

Resumo:
**Introdução**: Nos programas de Residência Multiprofissionais em Saúde (RMS), a formação em serviço ocorre mediante acompanhamento e supervisão de preceptores e tutores, visando provocar e promover experiências profícuas de aprendizagem(1).** Objetivo**: Comparar a percepção de preceptores e tutores acerca da oportunização e desenvolvimento profissional de residentes multiprofissionais em saúde. **Método**: Estudo transversal, tipo inquérito, quantitativo, realizado em um hospital de ensino no Sul do País, junto a 34 preceptores e 18 tutores dos programas de RMS. Os dados foram coletados individualmente e analisados pelo teste _Exato de Fisher_. **Resultados**: A percepção de tutores e preceptores foi positiva em relação a oportunização e desenvolvimento profissional proporcionada pela RMS. Em todas as variáveis analisadas, os preceptores apresentaram satisfação mais baixa em detrimento aos tutores, contudo esta diferença só foi significativa para a adequação entre o envolvimento pessoal dos residentes com as práticas da residência e o desempenho acadêmico obtido (p=0,019) e segurança oferecida pela instituição (p=0,003). **Conclusão**: O olhar dos atores envolvidos no processo formativo profissional e pessoal dos residentes impulsiona o fomento da qualidade das residências. E o reconhecimento desta percepção, principalmente as divergências encontradas entre os grupos, devem ser paulatinamente discutidas na busca de congruências. **Contribuições para a Enfermagem: **O estudo contribui com o reconhecimento de percepções  acerca  da oportunização e desenvolvimento profissional, impulsionando readequações no ensino das residências.


Referências:
1. Domingos CM, de Fatima Polo de Almeida Nunes E, Carvalho BG. Potential of multiprofessional residency on family healthcare: the view of healthcare workers/Potencialidades da Residencia Multiprofissional em Saude da Familia: o olhar do trabalhador de saude 2015;19(55):129–49.