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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1504647


1504647

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE DE ENSINO DE CHAPECÓ – ABORDANDO A SÍFILIS.

Autores:
Saionara Vitória Barimacker|saionarabarimacker@yahoo.com.br|enfermeira|mestranda|relatora|universidade do Estado de Santa Catarina ; Denise Azambuja Zocche|denise9704@gmail.com|enfermeira|doutora|co-autor|universidade do Estado de Santa Catarina ; Danielle Bezerra Cabral|danielle.cabral@udesc.br|enfermeira|doutora|co-autor|universidade do Estado de Santa Catarina ; Tatiani Todero|arkorb@yahoo.com.br|acadêmica|graduanda|co-autor|universidade do Estado de Santa Catarina ; Andrieli Schmitz|arkorb@yahoo.com.br|acadêmica|graduanda|co-autor|universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo:
**Introdução:** A confecção de estoma intestinal tem como objetivo alteração do trânsito intestinal para eliminação de efluentes(1). **Objetivo:** Compreender o processo de cuidar de crianças estomizadas, na perspectiva familiar. **Método:** Estudo descritivo-exploratório, abordagem qualitativa(2), realizado com familiares de crianças estomizadas atendidas no hospital público do Distrito Federal. Realizado entrevista grupal(3), coleta de dados utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturado e diário de campo. Adotou-se o software de tratamento de dados qualitativos QRS NVivo®(4), versão 10.0, e tratamento dos dados, técnica da análise de conteúdo de Bardin(5).   **Resultados:** A população do estudo composta por familiares de crianças com estomias. Participaram 13 familiares. As falas analisadas e identificadas em quatro categorias temáticas. As categorias demonstraram que após o período de definição do diagnóstico e da confecção da estomia, as crianças e suas famílias começam a se preparar para enfrentar a nova realidade: o lidar com o estoma. As famílias apresentaram dificuldades no processo de cuidar, reforçam que a confiança e o estabelecimento de vínculo entre profissionais de saúde, facilitam a aproximação da díade criança-família.  **Contribuições para a Enfermagem:**  A nova realidade imposta pela estomia traz modificações significativas na rotina de vida dos envolvidos e da família, e a enfermagem necessita buscar diferentes estratégias no enfrentamento dessas dificuldades. **Considerações finais:** Constatou-se a relevância do cuidar de pessoas estomizadas, abordando não apenas o indivíduo, mas também o apoio a família, e assim, reforçar as políticas públicas de saúde no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de profissionais de saúde, como facilitadores no enfrentamento familiar frente a confecção da estomia.


Referências:
1. Santos VLCG, Cezaretti IUR. Assistência em estomaterapia: cuidando do estomizado. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2015. 2. Minayo, MCS (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2008. 407p. ISBN 9788527101813. 3. Juliana S, Gilney CS, Márcia AASS. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface, v. 18, supl. 2, p. S1299-1312, 2014. 4. QRS International. NVivo10 for Windows: getting started guide. Doncaster, AUS, 2013. 43 p. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2016. 5. Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.