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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1499295


1499295

Percepção materna acerca da estimulação precoce diante do desenvolvimento da criança com microcefalia

Autores:
Maria Jocelane Nascimento da Silva|jocelane.nascimento.silva@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem E Bolsista Pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico E Tecnológico (cnpq)|graduanda Em Enfermagem|universidade da Integração ; Brena Shellem Bessa de Oliveira|brennashellem@gmail.com|enfermeira|enfermeira, Mestranda Em Enfermagem E Bolsista do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes (2018)|enfermeira E Mestranda Em Enferma ; Rhaiany Kelly Lopes de Oliveira|rhaianyklopes@gmail.com|enfermeira|enfermeira E Mestranda Em Enfermagem|enfermeira E Mestranda Em Enfermagem|universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira ; Jallyne Colares Bezerra|jallynecolares@gmail.com|enfermeira|bacharela Em Enfermagem|enfermeira do Hospital E Maternidade Santa Isabel|universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira ; Francisca Mayra de Sousa Melo|mayra.melo@hotmail.com|enfermeira|enfermeira E Mestre Em Enfermagem|enfermeira, Mestre Em Enfermagem E Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste|universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-b ; Emanuella Silva Joventino|ejoventino@unilab.edu.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira|universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A prática de primeiros socorros é essencial no suporte imediato em saúde e compreende a assistência pré-hospitalar cujo atendimento é prestado nos locais onde a vítima se encontra até a chegada dos recursos especializado¹. **OBJETIVO:** Relatar experiência vivenciada durante um projeto educacional, efetuada em abrigo abordando noções de primeiros socorros. **MÉTODOS:** Participaram do projeto seis funcionários e dez crianças do abrigo. Foram realizados levantamentos bibliográficos e capacitação dos discentes para aplicação das atividades. Foram realizadas ações educativas com temas previamente definidos relacionados ao conteúdo de primeiros socorros para os funcionários tais como: Conceitos básicos de Primeiros Socorros, aspiração, afogamento, cuidados com animais peçonhentos, choque elétrico, engasgo, febre, desmaios, convulsões, parada cardiorrespiratória, quedas e ferimentos, queimaduras. Para ação foi utilizada folders explicativos com desenhos, bonecos e a simulação. Ao final de cada apresentação dos temas eram realizadas simulações práticas com intuito de fixação do entendimento. Posteriormente realizamos com as crianças atividades lúdicas com finalidade de proporcionar aprendizado acerca da saúde bucal utilizando brinquedos, livros, desenhos, pinturas e objetos de higiene pessoal.** RESULTADOS E DISCUSSÕES: **Diante da importância que os acidentes representam na morbimortalidade infantil, o ensino sobre primeiros socorros aos leigos mostrou-se eficiente, viável e agradável para os funcionários do abrigo. Estratégias como simulação em bonecos foram extremamente eficazes, pois ao longo de cada ação os funcionários se mostraram bastante interessados no assunto, fazendo questionamentos, tirando dúvidas e, até mesmo, se oferecendo para realizar as atividades práticas propostas.  Finalizando as atividades, os participantes relataram a importância em ter aprendido como se portar diante de situações, realçando que pequenas atitudes podem ter grandes relevância no diz respeito a saúde das crianças do abrigo.** CONSIDERAÇÕES FINAIS: **Diante dos resultados apresentados, compreende-se a importância da educação em saúde acerca da temática Primeira Socorros na promoção da saúde e na prevenção de agravos, evidenciada neste estudo pelo impacto que pode surtir na qualidade de vida das pessoas. A enfermagem está inserida como integrante primordial no processo de educação em saúde bem como na prevenção e agravos ao bem-estar da população.


Referências:
1. PERGOLA, M.A.; ARAÚJO, I.E.M. O leigo e o suporte básico de vida. Rev Esc Enfermagem USP, v. 43, n. 2, p. 335-42, 2009. 2. CARDOSO, O.A.T. Manual de Primeiros Socorros. Núcleo de Biossegurança Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, Rio de Janeiro, 2003.