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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1457432


1457432

CUIDADO PALIATIVO ÀS CRIANÇAS COM COMPLEXIDADE MÉDICA: UMA DIMENSÃO ÉTICA DE SAÚDE GLOBAL

Autores:
Eliane Tatsch Neves|elianeves03@gmail.com|enfermeiro|doutor|professora Associada|universidade Federal de Santa Maria ; Raíssa Passos dos Santos|raissa.santos@mail.mcgill.ca|enfermeiro|mestre|doutoranda Em Enfermagem|ingram School Of Nursing - Mcgill University ; Mary Ellen Macdonald|mary.macdonald@mcgill.ca|antropóloga|doutor|professora Associada|ingram School Of Nursing - Mcgill University ; Franco Carnevale|franco.carnevale@mcgill.ca|enfermeiro|doutor|professor Associado|ingram School Of Nursing - Mcgill University

Resumo:
**Introdução: **No âmbito municipal, os coordenadores da Atenção Básica (AB) são os responsáveis por coordenar o processo de formulação e de operacionalização das políticas educacionais para os trabalhadores de saúde, devendo tomar como referência os princípios da Educação Permanente em Saúde (EPS)1, para tanto é necessário que se apropriem da EPS como uma política de Estado e estratégia para o fortalecimento da AB. **Objetivo: **Descrever o entendimento sobre a EPS das enfermeiras dirigentes do setor de AB da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de um município do interior da Bahia. **Metodologia: **Pesquisa qualitativa, na qual a coleta de dados foi realizada através da técnica da entrevista semiestruturada e teve como participantes sete enfermeiras dirigentes (coordenadoras e supervisoras) da AB da SMS de Feira de Santana. Os dados foram analisados com o método Análise de Conteúdo. **Resultados:** O entendimento das enfermeiras perpassa pela associação do conceito da EPS à quantidade de atividades educativas realizadas, ao conceito de educação continuada e à capacitação. Apesar de demonstrarem que a EPS traz a possibilidade de mudança em relação à prestação da assistência voltada para a promoção da saúde e prevenção dos agravos, bem como algumas enfermeiras fazerem referência à metodologia participativa e a aprendizagem significativa, não foi mencionada a metodologia da problematização como a proposta metodológica de escolha da EPS. **Conclusões: **Tais resultados evidenciam que as enfermeiras dirigentes da Atenção Básica ainda possuem uma certa dificuldade de compreender as especificidades da EPS e de percebê-la como uma proposta política e metodológica. Deste modo, faz-se necessário promover o conhecimento da EPS de modo a permitir a sua operacionalização de forma eficaz e que traduza em impactos no desenvolvimento da equipe vinculada à AB e na consequente promoção da qualidade da assistência.


Referências:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 ago. 2007.