Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1423405


1423405

Repercussões da avaliação PMAQ-AB no processo de trabalho das equipes de Saúde da Família

Autores:
Flavia Tiemi Muramoto|flavia_enfusp@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Ciências da Saúde|enfermeiro|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-usp

Resumo:
Introdução: A assistência oferecida em saúde mental é decorrente de muitas transformações sociais e políticas que resultaram na desinstitucionalização dos doentes,¹ assim destacando-se a importância de manter a família informada acerca das patologias que acometem seu familiar e tratamento que o mesmo realizará.² Objetivo:Oportunizar aos familiares dos pacientes internados em uma unidade psiquiátrica, melhor compreensão sobre as patologias, sinais e sintomas, etiologia, tratamentos, rede de apoio e cuidados. Metodologia: Trata-se de um Relato de Experiência vivenciado por acadêmicos do 5o semestre de enfermagem, onde os mesmos elaboraram uma cartilha explicativa, abordando tópicos sobre as principais patologias que acometem os pacientes internados na unidade psiquiátrica de um hospital em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. Esta cartilha foi distribuída para os familiares destes pacientes. Resultados: Constatou-se que as patologias mais frequentes nas internações da referida unidade psiquiátrica eram: Depressão, Transtorno Afetivo Bipolar e Esquizofrenia, sendo assim elaborou-se a cartilha no intuito da mesma tornar-se uma ferramenta para melhor informar os familiares sobre as condições do paciente. Conclusão: Conclui-se, que muito relevante a elaboração de uma ferramenta para auxiliar no melhor entendimento dos familiares no momento da internação e posterior continuidade do tratamento em suas casas. Contribuições para enfermagem:A enfermagem possui papel fundamental para facilitar a compreensão dos familiares sobre todo o processo de tratamento das patologias psiquiátricas, desde a internação do paciente até seu retorno para o lar.


Referências:
Bessa JB. Família de pessoa com transtorno mental e suas necessidades na assistência psiquiátrica. Texto, contexto Enferm., Florianópolis , p. 61-70. 2013. Mello RM. A família e a internação psiquiátrica em hospital geral. Rev. Gaúcha Enferm.(online). Pag.226-233. 2011.