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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1418893


1418893

DIAGRAMA DA ÁRVORE DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO EM SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Suellen Tapada da Silva|suellen97t@gmail.com|estudante|discente|discente|univali ; Yngrid Santos de Souza|didiapostolica@hotmail.com|estudante|discente|discente|univali

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** A interrupção repentina das funções vitais, como a ausência dos batimentos cardíacos e da respiração, é definida como parada cardiorrespiratória (PCR). Durante a graduação em enfermagem é aprendido a reanimação cardiopulmonar (RCP), sendo manobras realizadas diante a ocorrência da PCR, a fim de manter uma circulação e respiração artificial com intuito de restaura-las, sendo imprescindível as ações do enfermeiro diante de uma PCR, afim de garantir a sobrevida do paciente. A ressignificação do processo de ensino-aprendizagem é resultado do intenso desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) as quais utiliza como suporte para o ensino os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). **OBJETIVO**: Avaliar as habilidades motoras, de graduandos de enfermagem, na execução das manobras de RCP com conhecimentos adquiridos por meio de um AVA. **METODOLOGIA:** Estudo descritivo e observacional de abordagem quantitativa, realizado com 12 acadêmicos do terceiro ano do curso de enfermagem em um Centro Universitário do interior paulista, que não possuíam conhecimento prévio sobre PCR e RCP. Utilizou-se um AVA sobre a temática, desenvolvido pelos pesquisadores, para o treinamento.  Um checklist com 22 itens, embasados nas diretrizes da Americam Heart Association (AHA), 2015, foi empregado para observação e avaliação das habilidades motoras na execução das manobras de RCP. Parecer CEP nº 1.735.106. **RESULTADOS**: Dos 12 discentes que participaram do estudo 9 (75%) executaram de forma adequada mais de 50% dos itens contidos no checklist para realização das manobras de RCP enquanto que 7 (58,3%), realizaram corretamente 70% ou mais dos itens. **CONCLUSÃO:** O AVA possibilitou o ensino aprendizagem de habilidades motoras para a realização das manobras de RCP entre os participantes, caracterizando-se com uma ferramenta efetiva para ensino da enfermagem. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **possibilidade na construção coletiva do conhecimento e facilidade no aprendizado em uma perspectiva interativa e ao mesmo tempo autônoma**.**


Referências:
1. Silva RCS, Rodrigues J. Nunes NAH. Parada cardiorrespiratória e educação continuada em Unidade de Terapia Intensiva. Rev Ciên Méd. 2017; 25(3):129-34. 2. Gomes JAP, Braz MR. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem frente à parada cardiorrespiratória. Cad UniFOA. 2017; 7(18):85-91. 3. Millão LF, Vieira TW, Santos ND, Silva APSS, Flores CD. Integração de tecnologias digitais no ensino de enfermagem: criação de um caso clínico sobre úlceras por pressão com o software SIACC. RECIIS – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2017 jan-mar; 11(1);