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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1412679


1412679

A utilização de Ambiente Virtual Aprendizagem Chamilo na Educação de Permanente de instituição hospitalar de Curitiba: Um Relato de Experiência.

Autores:
Samoel Lourenco dos Santos|samoelsantao@gmail.com|enfermeiro|especialista Em Saúde da Criança E do Adolescente|enfermeiro de Educação Continuada|faculdades Pequeno Príncipe ; Renata Schnepper Gans|renatagans2@gmail.com|enfermeiro|mestranda do Programa de Pós Graduação Em Ciência da Saúde|enfermeira da Saúde da Família|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Gabriela Eyng Possolli|gabriela.possolli@fpp.edu.br|pedagoga|doutora Em Educação|coordenadora de Ead|faculdades Pequeno Príncipe ; Vania Tortato|vaniatortato@hotmail.com|fisioterapeuta|especialização Em Fisioterapia Dermato Funcional|fisioterapeuta|faculdades Pequeno Príncipe

Resumo:
**Introdução: **O Processo de Enfermagem introduzido, no Brasil, na década de 70 pela teórica Wanda de Aguiar Horta se constitui em método propositivo para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). **Objetivo**: Objetiva-se apresentar a representação gráfica de um protocolo de enfermagem para unidades pediátricas, à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta. **Método**: Trata-se de um relato de experiência que visa apresentar a representação gráfica de um protocolo de intervenção de enfermagem para unidades pediátricas, à luz da teoria das necessidades humanas básicas de Wanda de Aguiar Horta. O protocolo foi desenvolvido entre os meses de junho e outubro de 2017, com a participação de 15 enfermeiros que atuam em unidades pediátricas de um hospital de médio porte da região leste do Estado do Rio Grande do Sul, a partir de encontros periódicos de discussão e problematização da prática. **Resultados**: Evidenciou-se, nesse processo, que a SAE se constitui em uma forma singular de organizar, otimizar e qualificar o cuidado de Enfermagem. **Considerações finais**: Enquanto atividade privativa do(a) do Enfermeiro(a), a SAE proporciona, não apenas autonomia e a qualificação da assistência, mas também respaldo legal e a possibilidade do vínculo entre profissional e cliente.


Referências:
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