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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1394124


1394124

A CONSULTA DE PUERICULTURA E SEUS REGISTROS.

Autores:
Giovana Cóssio Rodriguez|giovanacossio@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|bolsista Capes|universidade Federal de Pelotas ; Michele Mandagará de Oliveira|mandagara@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem Em Saúde Pública|professora Adjunta|universidade Federal de Pelotas ; Sidnéia Tessman Casarin|stcasarin@gmail.com|enfermeira|doutora Em Ciências da Saúde|professora Adjunta|universidade Federal de Pelotas ; Lieni Fredo Herreira|lieniherreiraa@hotmail.com|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|bolsista Capes|universidade Federal de Pelotas ; Mariana Morais de Oliveira|maariana_morais@hotmail.com|enfermagem|graduanda Em Enfermagem|bolsista Cnpq|universidade Federal de Pelotas

Resumo:
**Introdução:** a habilidade de interpretação é um dos meios de desenvolvimento do pensamento crítico no estágio de enfermagem. **Objetivos:**identificar as estratégias de ensino e de aprendizagem da habilidade de interpretação que podem ser desenvolvidas no estágio curricular de Enfermagem. **Metodologia:** estudo quase-experimental com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio do grupo focal com trezes docentes. Pesquisa autorizada pelo CEP sob o parecer de nº 1.864.320 / CAAE - 62651416.8.0000.5512. **Resultados:** cabe ao docente o ensino de decisão assertiva, obter dados fundamentados, atribuição de casos que estimulam o conhecimento teórico, estimular a teoria com a prática profissional, estimular associações. Já os estudantes precisam aprender o cuidado eficaz, capaz de extrair dados fundamentados, leitura crítica constante e análise geral das situações, fazer associações e agrupar conhecimentos pré-existentes para dar sentido à escolha da ação. **Conclusão:** a interpretação pode ser compreendida por meio de operações que são realizadas por meio de identificação de conceitos chaves, identificação do significado dos dados para que haja uma análise da situação e sentido na decisão. Desta forma, as estratégias pedagógicas são desenvolvidas de modo que sejam priorizadas as situações que permitam o desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico no estágio curricular.


Referências:
Facione PA. Critical thinking: A Statement of Expert Consensus for purposes of Educational Assessment and Instruction – Executive Summary “The Delphi Report”. Millbrae, CA: California Academic Press; 1990. Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Schaurich D, Tanccini T, Antunes M. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Rev Gaúcha En-ferm., Porto Alegre (RS) 2009 dez;30(4):732-41.