Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1337231


1337231

HUMANIZAÇÃO NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA: EXPERIÊNCIA COM MÃES E CRIANÇAS

Autores:
Orlaneide Santos da Silva|orlaneide@gmail.com|enfermeira|enfermeira Intensivista Especialista Em Engenharia Clinica|enfermeira Intensivista|universidade Federal da Bahia ; Marimeire Morais da Conceição|enfufba2002@yahoo.com.br|enfermeira|enfermeira Especialista Em Centro Cirúrgico|enfermeira de Centro Cirúrgico|universidade Federal da Bahia ; Carmen Lúcia Pereira Dias Nery|carmennery14@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Enfermagem Universidade Federal da Bahia|enfermeira|universidade Federal da Bahia ; Luana Lima Pereira da Silva|luanalima2@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Enfermagem Em Pediatria E Neonatal|enfermeira Pediatrica|universidade Federal da Bahia ; Marta Rosa de Lacerda Santos|martarosa.enf@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Enfermagem Neonatal|enfermeira Neonatologista|universidade Federal da Bahia ; Climene Laura de Camargo|climenecamargo@hotmail.com|enfermeira|doutora, Docente da Escola de Enfermagem Universidade Federal da Bahia|docente Em Enfermagem|universidade Federal da Bahia

Resumo:
**Introdução: **o uso de drogas está associado a uma série de comportamentos de risco, fortemente associado à estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais da pessoa. Por sua gravidade e abrangência, é indispensável que as ações de enfrentamento se deem além do campo da saúde1. **Objetivo**: Relatar a experiência de acadêmicos e uma residente a respeito de uma atividade educativa sobre a influência de drogas, utilizando a leitura de história em quadrinhos. **Metodologia:** relato de experiência, que surgiu de uma ação em saúde realizada com 5 turmas do “fundamental menor” de uma escola pública municipal de Belém-PA sobre a prevenção do uso de drogas. Utilizou-se metodologia ativa e lúdica, através da leitura e discussão de um “gibi” do cartunista Maurício de Sousa “Turma da Mônica em: Uma história que precisa ter fim”. **Resultados**: 111 educandos participaram da atividade, idade entre 7 e 11 anos. Foi possível trabalhar assuntos que são do cotidiano de várias comunidades, tais como: os males causados à saúde pelo uso de drogas, etc. **Conclusões:** A metodologia proposta teve excelente aceitação pelos alunos e professores, por trazer uma linguagem fácil, ilustrativa e sem imagens ou situações consideradas inapropriadas. A participação de residente e os acadêmicos de enfermagem permitiu troca de saberes. **Contribuições para a enfermagem: **a ação mostrou a necessidade de priorização de politicas preventivas e promoção à saúde em que o enfermeiro desenvolva atividades educativas coma finalidade de orientar questões sociais na perspectiva de reduzi-las.


Referências:
1. Henriques BD, Rocha RL, Reinaldo AMS. Uso de crack e outras drogas entre crianças e adolescentes e seu impacto no ambiente familiar: uma revisão integrativa da literatura. Texto Contexto Enferm, 2016; 25(3):e1100015.