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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1307067


1307067

AVALIAÇÃO DE CAPACITAÇÕES DE HANSENÍASE MINISTRADAS PARA ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA-PE

Autores:
Ákila Monique Monteiro da Silva Daltro|akilammonteiro@gmail.com|enfermeira|especialista Em Saúde Pública|enfermeira da Estratégia de Saúde da Família- Esf|secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada

Resumo:
Introdução: A abordagem paliativista se propõe a ultrapassar o modelo tradicional de assistência em saúde, uma vez que é baseada em uma abordagem holística, interdisciplinar, humanizada, no respeito à dignidade e fazendo uso de um plano de cuidados individualizados centrado no cuidado, e não mais a cura. Objetivo: Descrever e analisar a percepção dos enfermeiros acerca do processo de comunicação e sua influência na promoção da segurança do paciente em cuidados paliativos. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada com 10 enfermeiros no Hospital Universitário de Brasília em 2018. Foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada e os dados foram compilados e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo e análise temática que permitiu a construção do discurso do sujeito coletivo. Resultados: No conceito de cuidado paliativo mostra que a comunicação eficaz é um dos eixos estruturantes da assistência. A sua fragmentação é observada entre os integrantes da equipe assistencial como também nas relações entre profissionais e familiares e pacientes. As falhas na comunicação tendem a desencadear diversos erros na assistência. Conclusões: Necessita-se do desenvolvimento de uma cultura de segurança, tendo no processo de comunicação, um instrumento para propiciar um ambiente seguro e uma assistência de qualidade.


Referências:
Picanço CM, Sadigursky D. Nurses’ view on artificial extension of life. Rev Enferm UERJ. 2014; 22(5):66873. doi: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2014.15527; Caldas B, Travassos C. Assistência Segura: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática.1.ed. Brasília: ANVISA. 2013; Alexander, S. Promoting Civility in Education and Practice: One Nurse´s Experience.Clin Nurse Spec. 2017;31(2):79–81.