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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1292077


1292077

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) EM UNIDADE CORONARIANA DE TERAPIA INTENSIVA (UCI): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Taís Leal Machado|taaismachado13@gmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Franciscana - Ufn ; Adriana Dall´asta Pereira|adrianadap@terra.com.br|enfermeira|doutora Em Ciências Pela Unifesp. Membro do Grupo de Pesquisa Em Empreendedorismo Social Em Enfermagem E Saúde- Gepeses|docente do Curso de Enfermagem - Ufn|universidade Franciscana - Ufn ; Carla Lizandra de Lima Ferreira|carlalizandralferreira@gmail.com|enfermeira|doutora Em Ciências Pela Unifesp. Membro do Grupo de Pesquisa Em Empreendedorismo Social Em Enfermagem E Saúde- Gepeses|docente do Curso de Enfermagem - Ufn|universidade Francisca

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Preparo do leito da ferida é etapa importante no processo cicatricial, sendo o desbridamento instrumental cuidado e atribuição do enfermeiro¹,2. **OBJETIVO:** Relatar experiência de simulação no ensino de desbridamento instrumental para alunos de enfermagem. **METODOLOGIA:** Relato de experiência sobre simulação de desbridamento instrumental para acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. A atividade foi desenvolvida em 4 horas-aula: a) Exposição dialogada sobre etapas de cicatrização, preparo do leito da ferida e tipos de desbridamento; b) Simulação das técnicas de desbridamento instrumental em pé de porco. A oficina está integrada ao macroprojeto _“E__stratificação de risco e intervenções de enfermagem no diagnóstico, prevenção e tratamento de skin tears e lesões por pressão em idosos”;_ financiado pelo CNPq e aprovada pelo Comitê de Ética da UFSC número 5628116.0000.0121. **RESULTADOS: **Participaram da atividade 15 acadêmicos, um professor e uma enfermeira do Mestrado em Enfermagem Gestão do Cuidado. O conteúdo teórico serviu de embasamento científico para o desenvolvimento de atividade prática de desbridamento, importante no preparo do leito da lesão para propiciar adequado processo cicatricial no cuidado da pessoa com ferida. **CONCLUSÕES: **Simulação é uma estratégia de ensino-aprendizagem pertinente para instrumentalizar acadêmicos nos cuidados relacionados à ferida. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: **O conhecimento sobre indicações, contraindicações e técnicas de desbridamento cirúrgico possibilita ao futuro enfermeiro segurança e competência para o desenvolvimento dessa prática ensinada mediante simulação.


Referências:
1. ARAUJO, Deusângela. PEREIRA, T. Princípios de dermatologia na cicatrização de feridas. In: GEOVANINI, T. Tratado de Feridas e Curativos: Enfoque Multiprofissional. São Paulo (SP): Rideel; 2014: 119-27. 2. Declair V, Prazeres SJ. Desbridamento de feridas. In: Prazeres SJ, organizador. Tratamento de feridas: teoria e prática. Porto Alegre (RS): Moriá; 2009. p. 203-18.