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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1202994


1202994

FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE CRIANÇAS

Autores:
Heloisa Costa|heloisacosta.hc@hotmail.com|acadêmica da Graduação Em Enfermagem|graduanda|membro dos Grupos de Pesquisa Gepesca, Gepades E Geass|universidade Federal de Santa Catarina ; Lucila Castanheira Nascimento|lucila@eerp.usp.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Resumo:
INTRODUÇÃO: Atualmente a avaliação da carga de trabalho de enfermagem é tema de fundamental interesse, visto que o dimensionamento inadequado da equipe implica na queda da eficácia/qualidade da assistência, prolongando a internação e gerando um maior custo no tratamento do paciente. OBJETIVO: descrever o dimensionamento dos serviços assistenciais de enfermagem na enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), a partir da aplicação do sistema de classificação de pacientes. METODOLOGIA: foram utilizados instrumentos para o cálculo de pessoal de enfermagem contemplados na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 543/2017. Na enfermaria pediátrica o Sistema de Classificação de Pacientes adotado é Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos (ICPP) validado por Dini (2007), o qual avalia onze indicadores de cuidado. O instrumento é aplicado na admissão. Mensalmente esses dados são lançados em planilha para análise. RESULTADOS: Total de leitos (31), total de técnicos em enfermagem (28), total de enfermeiros (09), onde o ICPP indica maioria com cuidados intermediários, correspondendo a 33% de enfermeiros, sendo necessário 16 enfermeiros e 31 técnicos. CONCLUSÃO: O trabalho permitiu a caracterização do setor de internação da unidade de pediatria do HUOL e dos pacientes, podendo ser percebido a presença de alguns fenômenos significativos que acometem a práxis de enfermagem na unidade e que precisam ser implantados e aprimorados, como a necessidade de avanço na utilização dos instrumentos validados para classificação de pacientes, subsidiando o planejamento e a implementação das ações em enfermagem que melhor atenda às necessidades dos pacientes de forma cada vez mais efetiva.


Referências:
Dini, AP. Sistema de Classificação de Pacientes Pediátricos: Construção e Validação de Instrumento [tese]. Campinas, SP: Faculdade das Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas; 2007.