1202994 | FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE CRIANÇAS | Autores: Heloisa Costa|heloisacosta.hc@hotmail.com|acadêmica da Graduação Em Enfermagem|graduanda|membro dos Grupos de Pesquisa Gepesca, Gepades E Geass|universidade Federal de Santa Catarina ; Lucila Castanheira Nascimento|lucila@eerp.usp.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo |
Resumo: INTRODUÇÃO: Atualmente a avaliação da carga de trabalho de enfermagem é tema
de fundamental interesse, visto que o dimensionamento inadequado da equipe
implica na queda da eficácia/qualidade da assistência, prolongando a
internação e gerando um maior custo no tratamento do paciente. OBJETIVO:
descrever o dimensionamento dos serviços assistenciais de enfermagem na
enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), a partir
da aplicação do sistema de classificação de pacientes. METODOLOGIA: foram
utilizados instrumentos para o cálculo de pessoal de enfermagem contemplados
na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 543/2017. Na enfermaria
pediátrica o Sistema de Classificação de Pacientes adotado é Instrumento de
Classificação de Pacientes Pediátricos (ICPP) validado por Dini (2007), o qual
avalia onze indicadores de cuidado. O instrumento é aplicado na admissão.
Mensalmente esses dados são lançados em planilha para análise. RESULTADOS:
Total de leitos (31), total de técnicos em enfermagem (28), total de
enfermeiros (09), onde o ICPP indica maioria com cuidados intermediários,
correspondendo a 33% de enfermeiros, sendo necessário 16 enfermeiros e 31
técnicos. CONCLUSÃO: O trabalho permitiu a caracterização do setor de
internação da unidade de pediatria do HUOL e dos pacientes, podendo ser
percebido a presença de alguns fenômenos significativos que acometem a práxis
de enfermagem na unidade e que precisam ser implantados e aprimorados, como a
necessidade de avanço na utilização dos instrumentos validados para
classificação de pacientes, subsidiando o planejamento e a implementação das
ações em enfermagem que melhor atenda às necessidades dos pacientes de forma
cada vez mais efetiva.
Referências: Dini, AP. Sistema de Classificação de Pacientes Pediátricos: Construção e Validação de Instrumento [tese]. Campinas, SP: Faculdade das Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas; 2007. |