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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1193261


1193261

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL: CARACTERIZAÇÃO DE ENFERMEIRAS EGRESSAS

Autores:
Ana Carolina Pinto da Silva|ana-carolina_pinto@hotmail.com|enfermeira|mestranda da Escola de Enfermagem da Ufba|discente da Pgenf - Ufba|universidade Federal da Bahia ; Rosana Maria de Oliveira Silva|rosanaosilva@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta Iv da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia|universidade Federal da Bahia ; Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro|anaarcanjo@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta Iii da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia|universidade Federal da Bahia ; Nildete Pereira Gomes|nildetesaude@yahoo.com.br|fisioterapeuta|mestre Em Enfermagem|discente da Pgenf - Ufba|universidade Federal da Bahia ; Danuza de Jesus Mello de Carvalho|danuzajesus@hotmail.com|enfermeira|mestranda da Escola de Enfermagem da Ufba|docente Universidade Católica do Salvador - Departamento de Enfermagem|universidade Federal da Bahia ; Lázaro Souza da Silva|lazo_lss@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|discente da Pgenf - Ufba|universidade Federal da Bahia

Resumo:
**Introdução: **O enfermeiro desenvolve diversas funções relacionadas ao cuidado a pessoas que vivem com HIV/aids (PV-HIV/aids), com destaque para a educação em saúde, incluindo a promoção da saúde e a prevenção da transmissão. **Objetivo: **Analisar a representação social de enfermeiros sobre o cuidado de enfermagem prestado a PV-HIV/aids. **Metodologia: **Fundamentado na teoria de representações sociais, desenvolvido com 115 enfermeiros atuantes em SAE e CTA, nas 5 regiões do país. Os dados foram coletados através de Evocação Livre de Palavras e analisados pela a técnica de construção do quadro de quatro casas, instrumentalizada pelo software EVOC. A pesquisa foi submetida ao CEP, aprovada, protocolo nº. 074/2010-COEP. **Resultados: **No provável núcleo central da representação identificaram-se as palavras _educação-saúde, acolhimento, informação, atenção e solidariedade_. Na periferia da representação destacam-se: _Respeito, Capacitação-profissional, Amor, Adesão-tratamento, tratamento, atendimento humanizado. _Este conjunto de elementos traduzem o cuidado de enfermagem prestado a PV-HIV/aids a partir de práticas educativas. Assim, o processo de cuidado inicia-se pelo _acolhimento_, no qual é oferecida _atenção_ por meio da escuta ativa e do vínculo estabelecido, com uma atuação solidária entre usuários e profissionais, onde com resolutividade são oferecidas as _informações_ necessárias para concretização da _educação em saúde_. Na periferia, _adesão-tratamento_ e _tratamento_ parecem refletir um processo de inserção de novos elementos à representação, reafirmando novas práticas vivenciadas a partir da universalização da TARV.  **Conclusões: **O cuidado de enfermagem prestado à PV-HIV/aids está organizado em torno do processo de educação em saúde e foi constituído a partir da configuração da epidemia ao longo dos anos. Observa-se um posicionamento positivo dos enfermeiros com relação ao cuidado**.** **Contribuições: **A valorização da consulta de enfermagem traduzida como um espaço de cuidado fundamental atrelada à educação em saúde.


Referências:
Oliveira DC de. Construção e transformação das representações sociais da aids e implicações para os cuidados de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2013 Feb [cited 2018 Sep 30] ; 21( spe ): 276-286. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692013000700034&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000700034.