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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1179137


1179137

Mapeamento de Competência como uma Ferramenta de Gestão para o Desenvolvimento Profissional

Autores:
Alex Luis Fagundes|alx.fagundes@hotmail.com|enfermeiro|graduado|residente Em Gerência de Serviços de Enfermagem|universidade Estadual de Londrina ; Maynara Fernanda Carvalho Barreto|maynara_barreto@hotmail.com|enfermeira|doutoranda|bolsista do Programa de Pós Graduação|universidade Estadual de Londrina ; Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad|carmohaddad@gmail.com|enfermeira|doutora|professora Associada do Departamento de Enfermagem. Professora do Programa de Pós Graduação - Mestrado E Doutorado - Em Enfermagem|universidade Estadual de Londrina

Resumo:
**Introdução:** Na enfermagem a educação permanente é uma importante ferramenta para construção da competência do profissional, contribuindo para a formação e organização do processo do trabalho1.**Objetivo:** Refletir sobre a educação permanente como prática transformadora para a assistência de enfermagem. **Metodologia:** Estudo descritivo exploratório. A busca pelas evidências ocorreu na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores: educação permanente, enfermagem e prática assistencial. **Resultados**: O conceito de educação permanente é amplo e deve ser entendido por toda a equipe para que se possa transformar a assistência. A educação permanente proporciona uma releitura crítica das condições de trabalho, das relações estabelecidas e das necessidades de saúde2. A formação profissional de enfermagem deve ocorrer nos diversos espaços, envolvendo os vários saberes da prática, promovendo discussões quanto a forma de agir, ao processo de trabalho e a qualidade da assistência, através da reflexão das ações em seu cotidiano3. **Considerações finais: **A educação permanente deve contribuir para a integralidade das ações do cuidado e contribuir para a articulação de estratégias na resolutividade de problemas do paciente, na transformação nas práticas de ensino e assistência.


Referências:
1. Nogueira, A. C. M, et al. Contribuições da Educação Permanente para Qualificação da Assistência de Enfermagem em um Hospital Público. Rev. Bras. de Cien. Saúde 22(1):87-94, 2018. 2. Mancia, J. R. CABRAL, L. C. KOERICH, M.S. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2004 set/out;57(5):605-10. 3. Oliveira, F.M.C.S.N, et al. Educação permanente e qualidade da assistência à saúde: aprendizagem significativa no trabalho da enfermagem. Aquichan 11(1): 48-65, abr. 2011