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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1177236


1177236

A PROTAGONIZAÇÃO DO ENFERMEIRO NO AUTOCUIDADO AO ADOLESCENTE ESTOMIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Wanderson Alves Ribeiro|enf.wandersonribeiro@gmail.com|enfermeiro|mestrando|enfermeiro|uff/unig/uniabeu ; Marilda Andrade||enfermeira|doutora|vice-coordenadora|uff ; Bruna Porath Azevedo Fassarella||enfermeira|especialista|enfermeira|unig ; Pedro Paulo Corrêa Santana||enfermeiro|mestre|enfermeiro|uff ; Juliano Miranda Teixeira||enfermeiro|especialista|enfermeira|uerj ; Hosana Pereira Cirino||enfermeira|especialista|enfermeira|uerj

Resumo:
**Introdução:** Para melhor compreensão acerca da realidade brasileira do povo indígena, é necessário resgatar os princípios de saúde e o entendimento do processo saúde-doença, levando-se em conta as especificidades culturais. **Objetivos:** Relatar a experiência de uma visita de estudo planejada para proporcionar à acadêmicos o conhecimento de questões referentes à saúde das etnias Kaigang e Guarani e promover uma interação com essa população. **Métodos:** A visita organizada pela professora de Saúde Comunitária VI onde está prevista a saúde indígena, foi realizada por estudantes do sexto período do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em abril de 2018 em uma aldeia de Chapecó-SC. **Resultados: **Atividades culturais estavam sendo realizadas no dia da visita, onde os acadêmicos puderam conhecer costumes e rituais dos indígenas. A aldeia possui uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde uma colaboradora, integrante da equipe de saúde da família, relatou aos alunos um aumento gradativo no número de casos de hipertensão arterial e diabetes _mellitus_ no local, indicando que os hábitos alimentares dessas etnias se aproximam cada vez mais aos da sociedade que os envolve, levando ao aparecimento de doenças crônicas, o mesmo que afirma outro estudo¹. Ela também relata a existência de muitos casos de doenças respiratórias decorrentes do tabaco. **Contribuições para a enfermagem:** Conhecer a cultura, hábitos, principais morbidades e afins dos indígenas, propicia ao enfermeiro compreender as necessidades dessa população e consequentemente promover saúde e prestar assistência de forma mais efetiva. **Conclusão: **Essa atividade proporcionou aos acadêmicos de enfermagem a compreensão de questões de saúde e uma sensibilização ao “viver indígena”, desmistificando pré-conceitos criados pela sociedade.


Referências:
1. Wenczenovicz TJ. Saúde Indígena: Reflexões Contemporâneas. Revista Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário. 2018 jan./mar, 7(1):63-82.