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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1164511


1164511

A PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO CONTROLE E PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

Autores:
Alessandra de Paula Almeida|leca-ale-@hotmail.com|discente do Curso de Graduação Em Enfermagem Fundação Assis Gurgacz – Fag|acadêmica de Enfermagem|enfermeira Estudante|centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz ; Gabriela Caroline Capra Grando|leca-ale-@hotmail.com|enfermeira|ensino Superior Completo|enfermeira|universidade Paranaense Unipar

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: Segundo o Anuário de Segurança Assistencial Hospitalar, em 2016, 829 pessoas morreram por dia nos hospitais brasileiros, por eventos evitáveis A simulação é uma técnica recreativa de situações realística que permiti aos estudantes a prática e aquisição de habilidades em um ambiente seguro (GABA, 2004). **OBJETIVO:** Identificar as contribuições da simulação no processo de ensino aprendizagem. **METODOLOGIA: **Estudo descritivo exploratório de corte transversal, um relato de pesquisa de campo, desenvolvido em dezembro de 2017, com alunos de uma instituição de capacitação profissional, em Ananindeua-PA. Foi ministrada uma aula teórica que abordava fraturas e imobilização, durante a aula eram feitas algumas perguntas pertinentes ao tema. Em seguida, iniciou-se a aula prática. Posteriormente, os alunos deslocaram-se para simulação. Os insumos foram concedidos pela instituição e os rejeitos despejados segundo as normas sanitárias em uso na instituição. **RESULTADOS: **Totalizando 40 participantes, a maioria do sexo feminino, compondo 77,5% (31/40). Em relação aos conhecimentos e experiências dos alunos a assistências a vítimas com fraturas, 17,5% (7/40) conhecem os tipos de fraturas; 77,5% (31/40) sabem os riscos que a vitima traumatizada sofre se não for atendida imediata; 5% (2/40) disseram saber atender uma vitima traumatizada e 22,5% (9/40) participaram de algum tipo de simulação. Com a analise observacional da simulação confirmou-se que a maioria dos estudantes nunca havia participado de uma simulação realística. **CONCLUSÃO: **Na cena, percebe-se que os estudantes sob pressão precisavam exercer rapidamente uma conduta para um caso que na realidade é o que fará a diferença entre a vida e a morte.  **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM**: A simulação é uma ferramenta que ajuda a minimizar os erros e a maximizar a eficácia na atuação, trabalha com o erro, mas de forma ao qual o docente enfermeiro reforça o acerto, corrigi os erros explicando os pontos nos quais necessita de aprimoramento.


Referências:
GABA, DM. A brief history of mannequin-based simulation and application. In: DUNN, William F. Simulators in critical care and beyond. Des Plaines, USA: Society of Critical Care Medicine, 2004. p. 7-14. Ministério da Saúde (Org.). Segurança do paciente: Brasil, 2014. Color. Disponível em: . Acesso em: 17 dez 2017.