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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1147433


1147433

PET-Saúde GraduaSUS proporcionando encontros entre Graduação e Residência

Autores:
Milenny Valerie Lopes de Paulo|milenny@edu.univali.br|enfermeira|residente|residente Na Residência Multiprofissional Atenção Básica-saúde da Família/univali|univali. ; Thais Favero Alves|thais.faveroalves@gmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda Em Enfermagem|ufsc

Resumo:
**Introdução: **Habilidades sociais são um conjunto de comportamentos socialmente desejáveis, que colaboram para o bom desempenho do indivíduo em diversas tarefas.(¹) Atualmente esse tema vem sendo abordado como forma de aprimoramento do trabalho de profissionais em instituições de saúde e consequentemente, promovendo qualidade na assistência prestada.(2) **Objetivos: **Relatar a experiência de residentes de gerência dos serviços de enfermagem na participação de um curso de desenvolvimento de habilidades sociais. **Método: **Foi realizado um curso de aprimoramento de habilidades sociais em hospital secundário público, ministrado por duas enfermeiras especialistas no assunto. Utilizou-se metodologias ativas aplicadas em oito encontros presenciais. As habilidades abordadas foram automonitoramento, assertividade, empatia, expressão de sentimentos positivos, e trabalho em equipe. **Resultados: **Participaram do curso doze enfermeiros, dois residentes de gerência dos serviços de enfermagem, dois nutricionistas, duas psicólogas, uma farmacêutica, uma fisioterapeuta e três profissionais da área administrativa. Os participantes desenvolveram e aprimoraram habilidades sociais discutidas, compartilhando experiências e condutas realizadas no ambiente de trabalho. Os residentes compreenderam a importância do desenvolvimento de tais habilidades nas relações interpessoais e desempenho de funções, e o quanto estas práticas são necessárias ao líder. **Conclusões: **O curso proporcionou aos participantes ampla reflexão e aumentou interesse na busca de estratégias assertivas no ambiente de trabalho. **Contribuições para a enfermagem: **essa prática contribui com a qualidade da assistência e dos profissionais de saúde, colaborando também com o ensino e desenvolvimento de enfermeiros em formação.


Referências:
1- Almir Del Prette, Zilda A.P. Del Prette. Competência social e habilidades sociais. Manual teórico-prático. 1.ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes; 2017. 2- Peixoto LS, Gonçalves LC, Costa TD, Melo CMT, Cavalcanti ACD, Cortez EA. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Enferm. Glob. 2013 Jan; 29(12):324-340.