Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1144742


1144742

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO - RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Josinete da Conceição Barros do Carmo|josybarros0007@gmail.com|estudante|autora|estudante de Enfermagem|universidade da Amazônia ; Jolielma Marques da Costa|jolielmamarques@yahoo.com.br|estudante|coautrora|estudante|universidade da Amazônia ; Sônia Rêgo Pereira|rego_pereira@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade da Amazônia ; Aline Cristinne Santos Oliveira|zzecaline@gmail.com|estudante|acadêmica|estudante|universidade da Amazônia ; Laiane de Jesus Silva Viegas|laiviegas345@gmail.com|acadêmica|estudante|estudante|universidade da Amazônia ; Kesia Pereira da Silva|kesy.kesia@gmail.com|acadêmica|acadêmica|acadêmica|universidade da Amazônia

Resumo:
**Introdução**: O PET-Saúde/GraduaSUS do Ministério da Saúde procura proporcionar aos estudantes de graduação no Sistema Único de Saúde (SUS)   a imersão em atividades que envolvem ensino-serviço-comunidade¹. Na UNIVALI todos os alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde matriculados nos primeiros semestres da graduação são contemplados². A abordagem vai além da sala de aula e permite que os estudantes sejam inseridos nos serviços do SUS. **Objetivos**: Realizar uma inserção dos alunos do GraduaSUS através dos relatos do cenários de trabalhos dos residentes de enfermagem. **Metodologia**: Trata-se de um relato de experiência, a partir da vivência das autoras de planejar e executar um momento de troca entre os residentes e estudantes de graduação. Desenvolvida no primeiro semestre de 2018 com uma turma do curso de graduação em enfermagem. A atividade foi dividida em dois momentos, no primeiro os residentes apresentaram as unidades de saúde que trabalham nos municípios de Balneário Piçarras, Brusque, Itajaí e Itapema. No segundo momento, os acadêmicos apresentaram a produção realizada a partir das necessidades levantadas no primeiro momento. **Resultados**: Os estudantes foram orientados a pensar de forma criativa para a produção de materiais que pudessem auxiliar os residentes nos seus cenários de trabalho. As apresentações mostraram a criatividade de cada grupo dentro da temática definida, das propostas iniciais surgiram jogos, brincadeiras, materiais informativos, etc. **Conclusões**: Foi incrível o resultado do trabalho dos acadêmicos, mostrando que é possível à residência e a graduação trabalharem juntas no processo de construção do aprendizado. Os acadêmicos tiveram ideias sustentáveis, que pensavam no meio ambiente, na praticidade da utilização e do lúcido como principal ferramenta.


Referências:
Departamento de Atenção Básica [homepage na internet]. Instituições de ensino podem se inscrever no PET-Saúde/GraduaSUS [acesso em 30 ago 2018]. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/ Universidade do Vale do Itajaí. Projeto GraduaSUS UNIVALI é premiado em concurso mundial de saúde. [acesso em 30 ago 2018]. Disponível em: https://www.univali.br/