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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1136731


1136731

FATORES CONTRIBUINTES PARA SUBNOTIFICAÇÃO DA FLEBITE

Autores:
Estefany Izidorio Lopes de Oliveria|estefany08izidorio@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|estudante|estudante|universidade Paulista ; Xisto Sena Passos|xisto.passos@docente.unip.br|biologia|doutor|professor Titular|universidade Paulista

Resumo:
**Introdução:** O Programa Saúde na Escola (PSE) tem por finalidade garantir a educação à saúde e proporcionar a população uma melhora na qualidade de vida. Busca também estabelecer ações de promoção, prevenção e atenção à saúde através da educação, garantindo o desenvolvimento de crianças e jovens presentes nas escolas da rede pública. **Objetivo:** Relatar experiência do PSE, que teve como discussão a prevenção ao uso das drogas, com os alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Teresina-PI. **Metodologia:** Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina Estágio Supervisionado II que teve como finalidade aproximar o ensino da graduação em enfermagem com a produção dos serviços de saúde. Foram envolvidos durante a articulação do PSE os profissionais da saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do território adscrito e alunos da graduação em enfermagem para a execução das atividades desenvolvidas na escola. **Resultados: **Foi desenvolvida uma atividade de prevenção com a temática sobre drogas, fazendo um recorte às lícitas e ilícitas. Foram realizados seis encontros no período de março a abril de 2018, com o uso de estratégias ativas de ensino, e utilizadas atividades como: acolhimento, dinâmica de apresentação, jogo da memória, gincana e músicas. Todas as atividades descritas proporcionaram uma discussão crítica e reflexiva com os alunos participantes. **Conclusão:** As estratégias ativas desenvolvidas mostraram-se eficazes para a aquisição de conhecimentos, em específico, sobre drogas lícitas e ilícitas com alunos de 09 a 12 anos de idade. Verificamos que todos os participantes tinham um básico conhecimento sobre as drogas e seus potenciais riscos, participando ativamente das dinâmicas e atividades propostas.** Contribuições para enfermagem: **Favorecer a Enfermagem no sentido de despertar novas possibilidades de articulação entre a política de saúde e de educação.


Referências:
Brasil Eysler Gonçalves Maia, Silva Raimunda Magalhães da, Silva Maria Rocineide Ferreira da, Rodrigues Dafne Paiva, Queiroz Maria Veraci Oliveira. Promoção da saúde de adolescentes e Programa Saúde na Escola: complexidade na articulação saúde e educação. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2017 [cited 2018 Aug 20] ; 51: e03276. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342017000100454&lng=en. Epub Dec 04, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2016039303276. Sousa Marta Caires de, Esperidião Monique Azevedo, Medina Maria Guadalupe. A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2017 June [cited 2018 Aug 20] ; 22( 6 ): 1781-1790. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002601781&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017226.24262016.