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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1134929


1134929

A PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS POR JOVENS UNIVERSITÁRIOS – CONHECIMENTOS E RECEIOS

Autores:
Sarah Werneck da Costa|swerneckc@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|bolsista de Iniciação Científica|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Rosana Santos Costa Santana|zana_costa@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem|enfermeira do Instituto Fernandes Figueira|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Thelma Spindola|tspindola.uerj@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Agatha Soares de Barros|enf.agatha_barros@yahoo.com.br|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|mestranda do Programa de Pós Graduação Em Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Thayná Trindade Faria|thaynafaria.uerj@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|bolsista Voluntário de Iniciação Científica|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Thiago Barcelos do Nascimento|barcelosenf@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduando Em Enfermagem|bolsista Voluntário de Iniciação Científica|universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
**Introdução: **O enfermeiro, além de desenvolver funções gerenciais e assistenciais, é responsável por promover atividades educativas que visem melhorar a saúde do indivíduo, da família e da população em geral1 **Objetivo:** Relatar a experiência da realização de uma capacitação para agentes comunitários de saúde acerca da prestação de primeiros socorros. **Método: **Estudo descritivo, tipo relato de experiência, proposto através do campo de estágio na atenção básica. A intervenção foi realizada por dois acadêmicos de Enfermagem no dia 29 de agosto de 2018 com 11 agentes comunitários de saúde sobre “Primeiros Socorros”. A atividade foi dividida em quatro momentos: no primeiro foi realizada a aplicação de um questionário pré-teste sobre queimaduras, choque elétrico, obstrução de vias áreas e parada cardiorrespiratória; no segundo foram simuladas situações através de estudos de casos; no terceiro foi realizada uma explanação sobre as definições dos temas abordados; e no quarto os participantes realizaram questionamentos e realizaram o pós-teste. **Resultados:** No pré-teste, nenhuma pessoa acertou apenas 1 questão, mas três pessoas acertaram 2 questões, cinco pessoas acertaram 3 questões, três pessoas acertaram 4 questões e ninguém acertou as cinco questões do pré-teste. No pós-teste, nenhuma pessoa acertou apenas 1 ou 2 questões, duas pessoas acertaram 3 questões, seis pessoas acertaram 4 questões e três pessoas acertaram 5 questões. **Conclusão:** O enfermeiro tem um papel fundamental enquanto educador, pois assim ele proporciona espaços de capacitação. **Implicações para enfermagem**: A capacitação dos agentes comunitários favorece o compartilhamento das informações sobre questões de saúde para a comunidade.


Referências:
1. Roecker S, Nunes EFPA, Marcon SS. O trabalho educativo do enfermeiro na estratégia saúde da família. Texto contexto - enferm. 2013 Mar; 22(1): 157-165.