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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1131733


1131733

O cuidado de si na enfermagem e seu contexto filosófico: revisão integrativa

Autores:
Sheilane da Silva Santos|sheilane_silva@hotmail.com|enfermeiro|doutoranda Em Enfermagem|aluna de Pós-graduação Stricto Sensu|eean/ufrj ; Glaucia Valente Valadares|glauciavaladares@ig.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professor Associado da Ufrj|eean/ufrj ; George Luis Alvez Santos|georgealvesrad@hotmail.com|enfermeiro|doutorando Em Enfermagem|aluno de Pós-graduação Stricto Sensu|eean/ufrj ; Lígia Santana Rosa|lilimatipo@gmail.com|enfermeiro|doutoranda Em Enfermagem|aluna de Pós-graduação Stricto Sensu|eean/ufrj

Resumo:
**Introdução:** O estágio curricular obrigatório é uma fase do curso de graduação necessária para obtenção do título de bacharel em enfermagem. Ele é composto pelas dimensões assistencial, gerencial, investigativa e educativa. A dimensão educativa corresponde, nas unidades hospitalares, à educação permanente, sendo essa uma competência do enfermeiro junto a sua equipe, nas ações de promoção, prevenção e recuperação à saúde. **Objetivo: **Descrever a vivência de graduandos em enfermagem no processo de elaboração de uma ação educativa, em um serviço hospitalar pediátrico**. Metodologia**: Trata-se de um relato de experiência que utilizou a temática do Processo de Enfermagem (PE) como elemento de reflexão, já que este está em processo de implementação no serviço. O processo de construção baseou-se em leituras e discussões com os supervisores de campo e enfermeiros do setor. O método pedagógico privilegiou a dialogicidade entre os sujeitos envolvidos, por meio de ação-reflexão-ação.** Resultados: **Ao elaborar e aplicar o processo educativo, os graduandos vivenciaram as resiliências e os desafios que envolvem a implementação de mudanças no contexto do trabalho. Além de dirimir o distanciamento existente entre teoria e prática em relação à temática do PE.  **Considerações finais:** A atividade educativa permitiu aos graduandos o aprofundamento científico em relação a temática estudada e, ainda, a percepção sobre a importância do diálogo e o trabalho coletivo para implementar mudanças de paradigma no processo de cuidar. **Contribuições para a enfermagem: **Vivências estudantis pautadas na cientificidade e no contexto da prática qualificam a assistência e promovem a segurança do paciente pediátrico.


Referências:
1-BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Planalto, 2018. 2- CHANES, Marcelo. SAE descomplicada. 1. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2018. 158 p.