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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1124317


1124317

UTILIZAÇÃO DE PRESERVATIVOS E RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÃO EM ADULTOS NO BRASIL

Autores:
Lorrany da Silva Nunes|lorrany_nunes@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|estudante|universidade Federal de Pelotas ; Elaine Tomasi|tomasiet@gmail.com|assistente Social|doutorado|professora do Magistério Superior|universidade Federal de Pelotas ; Elaine Thumé|elainethume@gmail.com|enfermeira|doutorado|professora do Magistério Superior|universidade Federal de Pelotas ; Luiz Augusto Facchini|luizfacchini@gmail.com|médico|doutorado|professora do Magistério Superior|universidade Federal de Pelotas

Resumo:
**Introdução**: O objetivo é discutir a experiência de docentes na aplicação de metodologia ativa(1) na disciplina Enfermagem no Campo da Saúde Mental no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ para residentes de quatro áreas profissionais, a saber: enfermagem, psicologia, terapia ocupacional e serviço social.  **Método**: Relato de experiência vivenciada pelos docentes da disciplina nos anos de 2017 e 2018. **Resultados**: A disciplina foi iniciada com a abertura de uma situação-problema e posteriormente com sessões de processamentos, fechamento e avaliação, mediada pela problematização(2). Na experiência analisada os residentes abriram questões de aprendizagem a partir da discussão da situação-problema e nos encontros subsequentes foi discutido o conteúdo bibliográfico resultante da busca ativa dos residentes. Após a apropriação de alguns conceitos teóricos sobre enfermagem e enfermagem em saúde mental e por entender que a teoria não se dissocia da prática os residentes foram inseridos no contexto de uma enfermaria psiquiátrica de internação de agudos para vivenciar o que denominados como “manhã de enfermeiro”. Todas as ações de enfermagem foram direcionadas aos residentes, independente de sua categoria profissional. Facilitaram a imersão no mundo do trabalho da enfermagem a equipe de plantão, alguns preceptores de campo e docentes da disciplina. **Conclusão**: A estratégia de ensino adotada facilita o aprendizado e empodera a enfermagem mediante a valorização e reconhecimento do trabalho que é desenvolvido pelos profissionais de enfermagem em saúde mental. **Contribuições**: A experiência contribui para destacar estratégias de ensino e aprendizagem para a formação em saúde, para a valorização da enfermagem e para o enfrentamento de situações no contexto assistencial.


Referências:
1. Mitre SM et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008 ; 13(2): 2133-2144. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf 2. Berbel NN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 1998; 2(2): 139-154. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08.pdf