Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 356-2

Poster (Painel)


356-2

Implante de kits cirúrgicos: Otimização de tempo em salas cirúrgicas

Autores:
Juliana do Carmo Gonçalves1, Carla Aparecida do Nascimento Mozer1, Thiago Rezende Bravo1
1 HECI - Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

Resumo:
INTRODUÇÃO

O enfermeiro que atua no centro cirúrgico lida diariamente com o alto nível de complexidade encontrado no setor e com a  multiplicidade de conflitos gerados em vários aspectos¹. É necessário diversas competências para realizar o gerenciamento desses conflitos, de forma com que os mesmos não reflitam negativamente no ato cirúrgico propriamente dito, partindo  até mesmo da provisão de produtos de farmácia, que atrasam todo processo caso não estejam disponíveis². Olhando esse problema, entendeu-se a necessidade de que fosse implantado algum mecanismo para agilizar o processo de liberação de materiais às cirurgias, trazendo-se a idéia de kits cirúrgicos, que disporiam de toda listagem de materiais farmacêuticos utilizados em determinado tipo de cirurgia, acarretando redução de tempo para retirada dos materiais, a disponibilização dos materiais corretos a fim de evitar despedícios³ e diminuição do risco de falta dos mesmos.



OBJETIVOS

Retratar o processo de implantação de kits cirúrgicos visando a diminuição de atrasos e a otimização de tempo, através de um relato de experiência de enfermeiros de um hospital filantrópico de Cachoeiro de Itapemirim-ES.



MÉTODO

o seguinte estudo trata-se de uma pesquisa narrativa e descritiva na qual se retrata um relato de experiência frente a implantação de kits cirúrgicos como forma de otimização de tempo na liberação de materiais e montagem de salas cirúrgicas. O mesmo sucedeu na região sul em um hospital filantrópico da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, o seguinte hospital dispõe de 1 centro cirúrgico, totalizando 5 salas, sendo realizadas cirurgias de baixa,média e alta complexidade, realizando de 400 a 500 cirurgias mensais.



RESULTADOS

Após análise observou-se que o tempo de liberação dos materiais de farmácia excediam-se do tempo esperado e apresentavam falhas, olhando pelo lado que os funcionários retornavam repetidamente a farmácia em busca de materiais que não haviam sido enviados à sala ou devido a falta dos mesmos para disponibilização,considerando que não havia nenhuma lista de materias para auxiliar no processo de liberação,acarretando em atrasos no tempo previsto da cirurgia. A partir desse ponto, entendeu-se a necessidade de que fossem criadas listagens de kits cirúrgicos específicos de cada tipo de cada tipo de cirurgia, a fim de otimizar o tempo de utilização de cada sala, posteriormente conseguindo agendar um numero maior de cirurgias.



CONCLUSÃO

Tendo em vista os aspectos acima citados, deixa-se claro que a implantação de normas e protocolos faz com que o fluxo de trabalho aconteça de melhor maneira4. Os setores não trabalham de forma individual, então a boa comunicação entre os mesmo faz com que haja o aperfeiçoamento da assistência prestada.



Palavras-chave:
 Centro Cirúrgico, Provisão, Enfermagem