Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 353-3

Poster (Painel)


353-3

Correlação das superfícies de suporte com relação à ocorrência de lesão por pressão no paciente cirúrgico.

Autores:
Rafaela Cristina Gomes Machado1, Cristina Silva Sousa1, Rita de Cassia Burgos de Oliveira1
1 USP - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Resumo:
INTRODUÇÃO

O posicionamento do paciente cirúrgico é talvez o conceito mais básico que deve ser entendido e incorporado pela enfermagem na sua prática diária. Posicionar o paciente requer um esforço coordenado da equipe perioperatória, o que demanda uma atenção especial, pois devido ao ato anestésico, os pacientes não estão aptos para mudar de posição quando necessário. Os esforços para reduzir diversos tipos de lesões relacionadas a pressão durante o procedimento cirúrgico incluem o uso de superfícies de redistribuição de pressão, tais como, espuma, gel, dispositivos de ar insuflado e acolchoamento adicionais de proeminências ósseas. Nesse contexto, a enfermagem perioperatória deve atentar-se nos detalhes e na possibilidade de ocorrer lesão ao paciente durante o procedimento cirúrgico.



OBJETIVOS

Correlacionar as superfícies de suporte utilizadas no posicionamento cirúrgico com a ocorrência de lesões por pressão decorrentes dessa prática.



MÉTODO

Estudo exploratório, descritivo, de correlação do uso de superfícies de suporte com a ocorrência de lesão por posicionamento. Foram avaliados 124 pacientes pertencentes a um banco de dados de um estudo prévio sobre lesões por posicionamento. Nesta pesquisa, os pacientes foram abordados no pré-operatório e convidados a participar da pesquisa, pós o aceite, foram realizadas a avaliação da pele, antecedentes pessoais no pré-operatório, registro sobre posicionamento e superfícies utilizadas no intraoperatório, avaliação da pele e ocorrência de lesão por posicionamento cirúrgico no pós-operatório. As informações foram registradas em planilha Excel® para compor o banco de dados sobre o posicionamento cirúrgico e superfície de suporte. Dados foram coletados deste banco com ênfase nas variáveis investigadas: (Coxim de viscoelástico, Coxim piramidal, Mepilex, Colchão à vácuo, Colchão de algodão, Travesseiro e Mesa Allien). Foi realizado também a análise das variáveis: diabetes mellitus (DM), hipertensão arterial sistêmica (HAS), trombose venosa profunda (TEV), cardiopatia, neoplasia, lesão prévia e sexo de dados para compor a investigação. Para a análise dos dados utilizou-se regressão logística que nos permitiu estimar a probabilidade associada à ocorrência de lesão por pressão em face da utilização de um conjunto de dispositivos empregados para prevenir tais ocorrências.



RESULTADOS

Na amostra investigada identificamos um total de cinco ocorrências de lesão decorrentes do posicionamento cirúrgico. Os dados averiguados não evidenciaram uma possível relação da superfície de suporte utilizada no posicionamento cirúrgico com a ocorrência dessas lesões (viscoelástico p = 0,799; piramidal p = 0,288; curativo adesivo p = 0,583; travesseiro p = 0,401). Por outro lado, evidenciaram uma relação à ocorrência destas lesões nos pacientes que possuíam hipertensão arterial sistêmica (HAS) com risco relativo de 4,31 e razão de chances de 4,66 para essa variável.



CONCLUSÃO

Ao evidenciar a ocorrência de lesões nos pacientes que possuem hipertensão arterial sistêmica (HAS), os resultados deste estudo, fornecem um direcionamento para novas pesquisas, que podem guiar melhores práticas no cuidado desses indivíduos. Dessa maneira, mais pesquisas são necessárias para avaliar a relação de comorbidades, bem como de doenças crônicas com a ocorrência de lesão decorrentes do posicionamento cirúrgico.



Palavras-chave:
  Pressure Ulcer , Perioperative Nursing, Surgicenters