Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 353-1

Poster (Painel)


353-1

Atividades desenvolvidas após uma ano de criação da liga acadêmica de enfermagem perioperatória: Relato de experiência.

Autores:
Cristina Silva Sousa1, Thales Henrique Vieira Brandão1, Winnie Naomi Matsui1, Letícia Bastos Evers de Sousa1, Karina Batista Peres1, Heberth Alves Cruz1
1 USP - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Resumo:
INTRODUÇÃO

O bloco operatório é definido como um conjunto de elementos destinados à atividade cirúrgica e à recuperação. É composto pelo Centro Cirúrgico, pela Recuperação Anestésica e pelo Centro de Material e Esterilização.1  Em todos esses ambientes a atuação do enfermeiro se faz  necessária, o que demanda desse profissional uma formação técnica e científica qualificada.  Enfermagem perioperatória significa aplicação de cuidados ao paciente nos períodos pré-operatório, intraoperatório e pós-operatório e outros procedimentos invasivos. Tendo em vista a relevância do profissional enfermeiro nas diversas esferas do  período perioperatório, bem como, a importância do desenvolvimento de conhecimento e mais pesquisas que permeiam essa área, há um ano criou-se a Liga Acadêmica de Enfermagem Perioperatória, com a intenção de aproximar os alunos da graduação à essa área, disseminar conhecimento e incentivar melhores práticas assistenciais da enfermagem perioperatória com práticas de ensino, pesquisa e extensão.



OBJETIVOS

Relatar a experiência dos graduandos pela liga acadêmica de enfermagem perioperatória após um ano de sua implantação.



MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovidas por uma liga acadêmica de enfermagem perioperatória de uma universidade da cidade de São Paulo no período de janeiro a dezembro de 2018. Como forma de avaliação das atividades desenvolvidas foi aplicado aos ouvintes um questionário de avaliação das palestras.



RESULTADOS

Em janeiro de 2018 iniciaram-se as atividades de construção do estatuto da liga. No período de março a dezembro foram realizadas quatro palestras com total em média de 50 ouvintes por palestra. O público de ouvintes foi composto por alunos de graduação e profissionais da área, com idade entre 18 a 40 anos, de sexo masculino e feminino. A proposta de criação das palestras foi desafiadora para o grupo, uma vez que ao aplicar as avaliações ao público de ouvintes, percebemos que muitos temas acerca do período perioperatório era de grande dúvida para os mesmos, por esse motivo,  os temas propostos pelos ouvintes foram reunidos para compor o curso de atualização. Em outubro foi realizado o primeiro curso de atualização, totalizando três dias com ciclo de palestras direcionadas a assistência de enfermagem no bloco operatório. Reuniu-se 90 participantes, foi exposto também as atividades  realizadas pelos membros da liga durante o ano de 2018. Os integrantes da liga participaram de um grupo de pesquisa na área perioperatória, com projeto de pesquisa de extensão na temática de orientação pré-operatória ambulatorial. Em 2019 se propõem a iniciar estágios e visitas monitoradas no bloco operatório de um hospital universitário.



CONCLUSÃO

O processo de criação da liga foi árduo e gratificante, a responsabilidade de organização de palestras científicas e esforços para implantação da liga com reconhecimento na área perioperatória superou as expectativas. A adesão do público, graduandos e profissionais às atividades propostas pela liga proporcionou motivação para os membros investirem ainda mais  na disseminação de melhores práticas assistências ao paciente cirúrgico. Espera-se maior visibilidade das atividades da liga perioperatória, mais envolvimento de alunos na participação da enfermagem ao paciente cirúrgico e promoção de atividades de discussão para melhores práticas.



Palavras-chave:
 Education, Perioperative Nursing, Students