Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 349-1

Poster (Painel)


349-1

Doenças Cardiovasculares relacionadas à Exposição Ocupacional ao Hidrocarboneto Policíclico Aromático

Autores:
HELENIZE FERREIRA LIMA LEACHI1, Nathanye Crystal Stanganelli1, PATRICIA ARONI1, Aryane Apolinario Bieniek1, RENATA PERFEITO RIBEIRO1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
INTRODUÇÃO

Os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos são compostos químicos formados a partir da combustão de material orgânico. No Centro Cirúrgico eles são encontrados na fumaça cirúrgica gerada pelo uso do eletrocautério. O risco ao trabalhador que está exposto à essa fumaça é a inalação ou absorção pela pele e mucosas desses compostos químicos. Segundo a International Agency for Research on Cancer (IARC) o HPA é classificado como uma substância cancerígena que pode potencializar ou gerar o crescimento desordenado de células, assim considera que não existe uma dose segura a esta substância e estabelece que a exposição ocupacional deve ser cem por cento evitada.



OBJETIVOS

Identificar as evidências científicas descritas na literatura, sobre o desenvolvimento de doenças cardiovasculares desencadeadas pela exposição ocupacional ao hidrocarbonetos policíclicos aromáticos.



MÉTODO

Revisão integrativa na literatura com busca nas seguintes bases de dados: Medline, Lilacs e Web of Science. Os critérios de inclusão para os estudos foram os que abordassem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares devido à presença de HPA, desenvolvidos com seres humanos, nos idiomas inglês, espanhol ou português, sem limite de tempo. Os artigos repetidos em bases de dados foram mantidos na que apresentava o maior número de artigos. Foram excluídas teses, dissertações, editoriais, opinião de especialistas e revisões. Foram extraídos os dados dos artigos com a elaboração de um quadro composto dos itens: identificação dos artigos selecionados de acordo com o ano de publicação, país de estudo, base de dados, tipo de estudo, nível de evidência científica, objetivo e principais resultados.



RESULTADOS

Foram encontrados como dados parciais 9 estudos relacionados a doenças cardiovasculares com exposição ambiental ao Hidrocarboneto Policíclico Aromático e todos os artigos em idioma inglês.



CONCLUSÃO

As doenças cardíacas relacionadas à exposição ocupacional  ao Hidrocarboneto Policíclico Aromático encontradas na literatura foram: aumento dos níveis de pressão arterial, variação da frequência cardíaca e doença cardíaca isquêmica.



Palavras-chave:
 Trabalhadores, Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos, Doenças Cardiovasculares