Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 348-3

Poster (Painel)


348-3

Arsenal médico um grande desafio: relato de experiência

Autores:
Renata Pereira Silva Artioli1, Erian da Costa Ramos1, Maricel Correa Silveira1, Aline Dalpiaz1, Anderson Costa Richa1, Maria do Carmo Linn Cardoso1
1 HMV - Hospital Moinhos de Vento

Resumo:
INTRODUÇÃO

O armazenamento adequado dos produtos após o processamento é fundamental para garantia da segurança do paciente1. A central de materiais esterilizados (CME) é responsável conforme  a RDC nº15 de 20122 pelo controle das validades, integridade das embalagens, condições de umidade e temperatura do arsenal, rotatividade e armazenamento. Essa responsabilidade não é diferente quando falamos de material médico, quando recebemos do cirurgião passamos a ser responsáveis por todas as etapas de garantia da esterilização.



OBJETIVOS

Relatar a metodologia adotada pela CME para planejamento da organização do arsenal médico.



MÉTODO

O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo de relato de experiência realizado na CME de um Hospital privado de Porto Alegre/RS. Em nossa Instituição temos um arsenal médico grande, com situação frequente de no momento do uso não localizar o material solicitado pelo médico. Sobrenome trocado, a guarda no local errado, a retirada sem conhecimento do CME entre outros eram os motivos da busca. Por vezes deixando a equipe cirúrgica aguardando o material ser localizado, podendo pôr em risco o tempo cirúrgico. Como ação foi criado um mapa no estilo “batalha naval”, onde os médicos que possuem mais material ficam nas prateleiras com um “endereço” e os médicos que possuem pouco material ficam em um “endereço” coletivo por ordem alfabética. Na entrada do arsenal médico foi colocado um “mapa” das prateleiras e outro com o nome dos médicos, todos com os respectivos “endereços’.



RESULTADOS

A organização do arsenal médico nos trouxe mais agilidade e método de busca, diminuindo a perda de materiais médicos e garantindo entregas mais rápidas para a equipe cirúrgica em sala.



CONCLUSÃO

Manter o arsenal de instrumentais organizado proporciona melhores entregas e consecutivamente a satisfação dos clientes da CME, equipe médica e sala cirúrgica.



Palavras-chave:
 esterilização, enfermagem, materiais