Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 339-1

Poster (Painel)


339-1

Estratégias para melhores resultados na aplicação do checklist cirúrgico

Autores:
Jociani Cristini Lemes1, Janaina Cruz1, Silvana Pereira 1
1 UVS - Unimed Vale do Sinos

Resumo:
INTRODUÇÃO

Em 2009 a Organização Mundial da Saúde propôs como seu segundo desafio global o protocolo de cirurgias seguras salvam vidas e no Brasil em 2013 a ANVISA publica a portaria nº 529 que instituiu a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente e a RDC nº 36 que define a implantação dos protocolos de segurança, dentre estes o protocolo de cirurgia segura, que estabelece dentre outras práticas a aplicação do checklist cirúrgico.

checklist cirúrgico é uma importante estratégia para garantirmos a segurança do paciente em todas etapas do cuidado cirúrgico. Neste contexto a abordagem de estratégias multidisciplinares é fundamental para eficácia do processo cirúrgico, utilizando como principal ferramenta o checklist. O engajamento dos profissionais e empoderamento do Enfermeiro, tornam-se imprescindíveis para o sucesso dessaprática.



OBJETIVOS

O objetivo do trabalho é descrever as ações estratégicas adotadas com base na análise dos resultados do indicador de taxa de pacientes com checklist cirúrgico preenchidos de um hospital da região metropolitana de Porto Alegre/RS. 



MÉTODO

A metodologia adotada no presente estudo, é baseada no relato de experiência. Os dados analisados nessa pesquisa são coletados através do monitoramento e análise critica mensais do indicador, compreendendo o período de 2016 até abril de 2019. Ao final de cada ano, o resultado geral do indicador é analisado e ações de melhorias são incluídos no programa de melhoria da qualidade da organização e mensalmente são estabelecidas estratégias incrementais no comitê de segurança do paciente.



RESULTADOS

 A mensuração do indicador é acompanhada desde 2016 sendo observado uma evolução positiva dos resultados. A evolução do período de 2016 (86,74%) para 2017 (88,94%) foi de 2,20% e no período de 2017 para 2018 (89,55%) a evolução foi de 0,61%. O resultado parcial de 2019 até o mês de abril é de 89,66%. Os requisitos avaliados no indicador, compreendem as etapas fundamentais do processo cirúrgico, como: admissão no centro cirúrgico,checklist antes da incisão, checklist antes de deixar a sala. Observa-se uma tendência positiva do indicador durante os últimos 3 anos e mantiveram-se resultados acima de 85% de adesão ao checklist cirúrgico.



CONCLUSÃO

Conclui-se que os resultados alcançados ao longo dos anos, são advindos das dinâmicas realizadas in loco com as equipes, treinamentos com relação a cultura de segurança enfatizando o empoderamento do enfermeiro, apresentação de resultados para as equipes mensalmente ressaltando os pontos de melhoria e os pontos fortes, encontros do comitê.

Outro fator que contribuiu para o resultado, foi implementação prontuário paperless e checklist eletrônico, bem como o patrocínio da alta direção nesta importante estratégia. Monitorar e analisar resultados criando ações com as equipes é o que gera valor para as pessoas envolvidas e para a organização de saúde. Nota-se que quando há o sentimento de pertencimento, a equipe de saúde sentindo-se responsável por todas as ações que envolvem o cuidado seguro do paciente, há uma maior adesão as estratégias estabelecidas.



Palavras-chave:
 PODER, PROTOCOLO, ESTRATÉGIAS, CENTROS CIRÚRGICOS, SEGURANÇA DO PACIENTE