Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 336-4

Poster (Painel)


336-4

Processamento de qualidade para artigos médico-hospitalares: principais obstáculos em um hospital municipal da Amazônia legal

Autores:
Thays Dutra Chiarato Verissimo1, Rafaela Cristina Bandeira Maia1, Rosani Aparecida Alves-Souza1
1 FAEMA - Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Resumo:
INTRODUÇÃO

O processamento de materiais médico-hospitalares pode ser descrito, basicamente, como um conjunto de métodos, que visa minimizar o risco potencial de transmissão de infecções, compreendendo a limpeza, desinfecção e esterilização de artigos, superfícies e algumas substâncias.



OBJETIVOS

Aborda-se como foco principal, a identificação dos principais obstáculos enfrentados para realização de processamento de artigos médico-hospitalares, em uma instituição hospitalar pública, de uma municipio da Amazônia Legal.



MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo observacional, de caráter descritivo e exploratório, por meio da aplicação de um Roteiro de Inspeção validado e utilizado no estado do Paraná como requisito para liberação da licença sanitária aos estabelecimentos hospitalares.



RESULTADOS

Fora possível observar e propor inumeras adequações necessárias dentro do processo de limpeza, preparo e esterilização dos artigos. Sendo possível perceber pouco conhecimento da gestão quanto a importância do enfermeiro neste setor, mas também a abertura em ouvir propostas e medidas adaptativas a realidade encontrada.



CONCLUSÃO

Por fim, este estudo possibilitou ampliar conhecimentos sobre o Centro de Materiais e Esterilização (CME), identificar no âmbito da instituição estudada, os principais obstáculos enfrentados para realização de processamento de artigos médico-hospitalares, bem como valorizar o processamento, como parte inerente de uma assistência de qualidade, segura e de possível isenção de infecção hospitalar.



Palavras-chave:
 Centro de Esterilização, Controle de Qualidade, Papel do Enfermeiro, Segurança do Paciente