Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 335-4

Poster (Painel)


335-4

"Quero Saber": Orientação pré-operatória como fonte de informação e segurança para o paciente cirúrgico

Autores:
Liliane de Lourdes Teixeira Silva1, Felicia Cristina de Sousa Dias1, Naiara Tauane Pires Maforte1, Kellen Rosa Coelho Sbampato1, Thaís Aparecida Faria Costa1
1 UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei

Resumo:
INTRODUÇÃO

A realização de uma intervenção cirúrgica traz aos pacientes uma série de sensações e emoções, entre elas se destacam a ansiedade e o medo eminente da morte devido ao desconhecimento a respeito da sua trajetória cirúrgica o que, a depender do grau de ansiedade do paciente, pode levar ao cancelamento da cirurgia. Nesse sentido, a orientação pré-operatória de enfermagem é uma etapa de extrema importância no planejamento do cuidado ao paciente cirúrgico e tem como finalidade promover o vínculo e a comunicação entre o paciente e a equipe de enfermagem, esclarecer e orientar o paciente e a família em relação a cirurgia e minimizando a ansiedade dos mesmos. 



OBJETIVOS

Relatar a experiência extensionista de um projeto voltado para realização de orientações pré-operatórias para pacientes internados em um hospital geral de Minas Gerais.



MÉTODO

Pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência. A experiência aconteceu em uma instituição na região Centro-Oeste de Minas Gerais, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2019.  A equipe do projeto abordou individualmente cada paciente sobre o desejo de receber as orientações. Sendo a resposta afirmativa, iniciava-se a explicação dos protocolos de segurança e a trajetória cirúrgica, utilizando-se para tanto uma cartilha, que posteriormente era entregue para cada paciente. A cartilha didática utilizada como ferramenta foi desenvolvida pelas extensionistas baseada na literatura científica da área cirúrgica e de segurança do paciente, sendo a linguagem da mesma adaptada para que os pacientes pudessem compreender as informações ali contidas.



RESULTADOS

O projeto assistou aproximadamente 160 pacientes. Os mesmos mostraram-se participativos e tiraram dúvidas em relação à trajetória cirúrgica. Muitos relataram que a orientação foi de grande importância, explicando pontos que eram desconhecidos, principalmente para os pacientes que passavam pela primeira experiência cirúrgica.  Foi interessante também observar a participação dos acompanhantes que permaneceram atentos à todas as explicações e também realizaram indagações frente às orientações recebidas. Os questionamentos mais comumente realizados pelos participantes foram relacionados à presença de acompanhante no bloco cirúrgico, sobre as notícias aos familiares acerca do processo cirúrgico, uso de próteses dentárias e sobre como seriam recebidos no centro cirúrgico.



CONCLUSÃO

O esclarecimento da trajetória cirúrgica, auxilia o paciente a adaptar-se ao momento vivido, amenizando seus medos, angústias e ansiedades, promovendo uma trajetória hospitalar mais tranquila. Abordar questões de segurança do paciente faz com que o mesmo tenha a oportunidade de participar e ter um maior controle sobre as decisões e ações que afetam a sua saúde tornando o cuidado mais seguro. Para o acadêmico a partcipação no projeto propiciou um maior contato com o paciente hospitalizado e a sua família além da oportunidade de aprofundamento nos estudos da área cirúrgica e de segurança do paciente



Palavras-chave:
 Enfermagem perioperatoria, segurança do paciente, Centro cirurgico