Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 335-2

Poster (Painel)


335-2

Conhecimento produzido pela enfermagem brasileira acerca de lesões por pressão decorrente do posicionamento cirúrgico

Autores:
Liliane de Lourdes Teixeira Silva1, Maria Cecília de Carvalho1, Thalyta Cristina Mansano Schlosser1, Ariana Luiza Rabelo1
1 UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei

Resumo:
INTRODUÇÃO

O posicionamento do paciente na mesa cirúrgica tem como principal objetivo promover a melhor exposição do sítio cirúrgico e prevenir complicações associadas. Todos os posicionamentos apresentam riscos para o paciente. Para uma assistência de qualidade, torna-se necessário que a equipe identifique os fatores de risco existentes e trabalhem com intuído de evitar eventos adversos, como: lesões por pressão decorrente do posicionamento cirúrgico.



OBJETIVOS

O objetivo deste estudo é identificar o conhecimento produzido pela enfermagem brasileira nos ultimos dez anos acerca de lesão por pressão decorrente do posicionamento cirúrgico.



MÉTODO

Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura. A pergunta norteadora para elaboração da revisão foi: Qual o conhecimento produzido pela enfermagem brasileira acerca de lesão por pressão decorrente de posicionamento cirúrgico? A busca de artigos foi realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO e PubMed, utilizando os descritores lesão por pressão, enfermagem cirúrgica, posicionamento do paciente e enfermagem perioperatória. Os critérios de inclusão foram artigos publicados no período de 2009 a 2019, disponíveis na íntegra, de produção brasileira, com idioma inglês, português e espanhol



RESULTADOS

Foram selecionados dentro dos critérios e das plataformas descritas, nove artigos que respondiam a questão norteadora. Os estudos encontrados evidenciaram uma alta incidência de lesão por pressão decorrrente do psocionamento cirúrgico, destacaram os locais de maior incidência de ocorrência de lesões e exploraram os fatores de riscos para o seu desenvolvimento. As pesquisas analisadas relatam a importância de se prevenir a lesão decorrente de posicionamento cirúgico por meio da avaliação pré-operatória do paciente, aplicação de escalas de avaliação de risco e uso de superfícies de suporte com material que diminua a pressão, principalmente nas áreas de proeminência ósseas.  Foi evidenciado ainda a necessidade de educação permanente da equipe de enfermagem e atuação efetiva do enfermeiro no posicionamento do paciente dentro da sala de operações.

 

 

 



CONCLUSÃO

A revisão integrativa demonstrou que apesar da importância da atuação da enfermagem no posicionamento cirúrgico do paciente, ainda faz-se necessário o aprimoramento do saber nesta temática e um maior envolvimento do enfermeiro neste cuidado. 



Palavras-chave:
 Enfermagem perioperatoria, posicionamento cirurgico, lesão por pressão