INTRODUÇÃO
1 Introdução
O cancelamento de cirurgias pode facilmente decorrer da falta de planejamento, podendo necessitar de ações de gestão de qualidade. “As ferramentas utilizadas na gestão de qualidade para análise de eventos e tomadas de decisão permitem definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que interferem direta ou indiretamente na assistência ao paciente”1.
O bate-mapa consiste em uma reunião diária organizada com o objetivo de discutir o mapa do dia seguinte no centro cirúrgico, assim como as informações acerca do procedimento, profissionais envolvidos, material e equipamentos necessários, liberação de convênios, disponibilização de serviços e recursos.
O interesse em realizar este trabalho baseou-se na experiência bem-sucedida de reunião em bate-mapa pra planejamento estratégico e gerencial do mapa cirúrgico, a fim de expandir a prática desta estratégia e estimular o desenvolvimento desta nos hospitais do país.
OBJETIVOS
2 Objetivos
Descrever e analisar a execução do bate-mapa diário vivenciada por enfermeiras de um centro cirúrgico de hospital de grade porte de Maceió/AL.
MÉTODO
3 Método
Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa sobre a adoção da realização do bate-mapa diário como rotina em um centro cirúrgico de hospital de grande porte de Maceió/AL. Buscou-se evidenciar as adaptações e características do modelo do bate-mapa adotado, com o intuito de integrar as informações pertinentes à realização de cirurgias.
RESULTADOS
4 Resultados
Para maior integralidade do gerenciamento, o bate-mapa é realizado com enfermeiro do centro cirúrgico e da CME, representantes do setor de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), farmácia, enfermeira e operadores da marcação cirúrgica, setor de internação, engenharia clínica, nutrição, supervisão de enfermagem dos setores de internação, setor de compras e setor jurídico.
Para sua realização diária, é necessária a solicitação de marcação de cirurgias eletivas pelos médicos até as 10:00 horas do dia anterior (dia de realização do bate-mapa). Isto permite que todos os profissionais envolvidos cheguem à reunião com informações atualizadas e pertinentes a cada cirurgia solicitada.
Durante a reunião para conferência e fechamento do mapa, realizada no fim da tarde, todo o mapa é lido. Neste momento, este pode ter suas informações acrescidas, corrigidas ou adaptadas à disponibilidade de serviços ou materiais da instituição ou fornecedores. Da mesma forma, se necessário, podem ser retiradas do mapa cirúrgico com antecedência. Evitando a locomoção e preparo desnecessário do paciente. Além de também possibilitar a maior resolutividade.
A comunicação é uma ferramenta extremamente importante em qualquer setor, especialmente no centro cirúrgico. “A escassez de informação, a falta de objetividade, clareza e integridade no repasse de conhecimento favorecem a ruptura da prestação de serviços de qualidade”2.
CONCLUSÃO
5 Conclusão
Contar com representantes de setores diretamente ligados aos motivos prováveis de suspensão e cancelamentos de cirurgias, possibilita o melhor planejamento e apontamento de situações adversas. Sendo desta forma, a melhor maneira para comunicação e trocas de informações intersetorial.
O bate-mapa representa o melhor momento para discussão e atualização sobre as informações pertinentes à realização de cirurgias. Muitos problemas são detectados em conjunto e a resolução pode ser mais eficiente. Além da continuada expectativa de melhoria, uma vez que facilita a identificação de problemas, exigindo ações que visem correções.