Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 334-2

Poster (Painel)


334-2

Eficiência do bate-mapa como estratégia de gerenciamento em centro cirúrgico

Autores:
Marina Gomes da Silva Pontes1,2, Maria Clara dos Santos Ferreira1, Brysa Lorena Lins Ferreira1, Luciane Gomes dos Santos1, Nair Barbosa Tenório de Gusmão1, Lis Maria de Melo Carvalho Tenório1
1 SCMM - Santa Casa de Misericórdia de Maceió, 2 UNIT/AL - Centro Universitário Tiradentes

Resumo:
INTRODUÇÃO

1 Introdução

O cancelamento de cirurgias pode facilmente decorrer da falta de planejamento, podendo necessitar de ações de gestão de qualidade. “As ferramentas utilizadas na gestão de qualidade para análise de eventos e tomadas de decisão permitem definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que interferem direta ou indiretamente na assistência ao paciente”1.

O bate-mapa consiste em uma reunião diária organizada com o objetivo de discutir o mapa do dia seguinte no centro cirúrgico, assim como as informações acerca do procedimento, profissionais envolvidos, material e equipamentos necessários, liberação de convênios, disponibilização de serviços e recursos.

O interesse em realizar este trabalho baseou-se na experiência bem-sucedida de reunião em bate-mapa pra planejamento estratégico e gerencial do mapa cirúrgico, a fim de expandir a prática desta estratégia e estimular o desenvolvimento desta nos hospitais do país.



OBJETIVOS

2 Objetivos

Descrever e analisar a execução do bate-mapa diário vivenciada por enfermeiras de um centro cirúrgico de hospital de grade porte de Maceió/AL.



MÉTODO

3 Método

Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa sobre a adoção da realização do bate-mapa diário como rotina em um centro cirúrgico de hospital de grande porte de Maceió/AL. Buscou-se evidenciar as adaptações e características do modelo do bate-mapa adotado, com o intuito de integrar as informações pertinentes à realização de cirurgias.



RESULTADOS

4 Resultados

Para maior integralidade do gerenciamento, o bate-mapa é realizado com enfermeiro do centro cirúrgico e da CME, representantes do setor de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), farmácia, enfermeira e operadores da marcação cirúrgica, setor de internação, engenharia clínica, nutrição, supervisão de enfermagem dos setores de internação, setor de compras e setor jurídico.

Para sua realização diária, é necessária a solicitação de marcação de cirurgias eletivas pelos médicos até as 10:00 horas do dia anterior (dia de realização do bate-mapa). Isto permite que todos os profissionais envolvidos cheguem à reunião com informações atualizadas e pertinentes a cada cirurgia solicitada.

Durante a reunião para conferência e fechamento do mapa, realizada no fim da tarde, todo o mapa é lido. Neste momento, este pode ter suas informações acrescidas, corrigidas ou adaptadas à disponibilidade de serviços ou materiais da instituição ou fornecedores. Da mesma forma, se necessário, podem ser retiradas do mapa cirúrgico com antecedência. Evitando a locomoção e preparo desnecessário do paciente. Além de também possibilitar a maior resolutividade.

A comunicação é uma ferramenta extremamente importante em qualquer setor, especialmente no centro cirúrgico. “A escassez de informação, a falta de objetividade, clareza e integridade no repasse de conhecimento favorecem a ruptura da prestação de serviços de qualidade”2.



CONCLUSÃO

5 Conclusão

Contar com representantes de setores diretamente ligados aos motivos prováveis de suspensão e cancelamentos de cirurgias, possibilita o melhor planejamento e apontamento de situações adversas. Sendo desta forma, a melhor maneira para comunicação e trocas de informações intersetorial.

O bate-mapa representa o melhor momento para discussão e atualização sobre as informações pertinentes à realização de cirurgias. Muitos problemas são detectados em conjunto e a resolução pode ser mais eficiente. Além da continuada expectativa de melhoria, uma vez que facilita a identificação de problemas, exigindo ações que visem correções.



Palavras-chave:
 Enfermagem de Centro Cirúrgico, Segurança do Paciente, Lista de Verificação