Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 332-1

Oral (Tema Livre)


332-1

“Operação de Lili”: estratégia de contação de história à criança cirúrgica

Autores:
Karina Valeska Zubari de Pontes1, Camila Dalcol 1, Vitória Pinheiro 1
1 UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo:
INTRODUÇÃO

Introdução: Normalmente, crianças que estão no período pré-operatório apresentam ansiedade, sendo evidenciada por nervosismo, preocupação demasiada e alterações de comportamento. Assim, além dos preparos físicos para o procedimento anestésico-cirúrgico, torna-se importante que seja realizado o preparo psicológico e emocional do paciente pediátrico, a fim de reduzir a ansiedade, promover uma experiência cirúrgica mais agradável e menos traumática para a criança1.



OBJETIVOS

Objetivo: Relatar a experiência da contagem da história “Operação de Lili” para uma criança cirúrgica. 



MÉTODO

Método: Relato de experiência sobre a contagem da história ‘’Operação de Lili’’ por duas alunas do 3º ano da disciplina de enfermagem perioperatória do curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná para uma paciente de 6 anos, em agosto de 2018, em um hospital filantrópico de uma cidade do norte do Paraná. A história foi contada de maneira lúdica, no momento pré-operatório, no setor de pediatria e na presença da mãe, utilizando o livro “Operação de Lili” com imagens ilustrativas coloridas. O livro se trata da história de uma elefante que ao brincar no lago com seu amigo sapo, acabou sugando-o, ficando com o sapo preso em sua tromba. Para resolver o problema a elefante Lili precisou fazer uma cirurgia, e neste contexto, diversos animais da floresta são convidados para preparar o ambiente da cirurgia, realizar a anestesia e o procedimento cirúrgico, como as garças, coruja, fada, obtendo sucesso no procedimento. A história foi contada à criança ao mesmo tempo em que a criança fazia perguntas sobre o procedimento e retirava suas dúvidas. 



RESULTADOS

Resultado: Ao abordar a paciente pediátrica, a mesmo foi acolhedora e permitiu com prontidão a contagem da história proposta, ficando curiosa e interessada sobre o que se tratava, assim como a mãe que a acompanhava. Durante a contação da história, a paciente interagiu com as leitoras, fez perguntas sobre a anestesia e cirurgia, tirou suas dúvidas, verbalizou seus anseios, compreendendo os motivos da realização da cirurgia e as etapas envolvidas neste processo. Após a leitura, foi possível notar que a criança conseguiu relacionar e comparar a história da “Operação de Lili” com sua própria história e necessidade cirúrgica, compreendendo a importância da realização do procedimento anestésico-cirúrgico, diminuindo assim, a ansiedade da criança e da mãe.



CONCLUSÃO

Conclusão: A contagem da história “Operação de Lili” para a criança cirúrgica antes da cirurgia se mostrou importante para diminuir a ansiedade, esclarecer dúvidas e promover vínculo de confiança entre a equipe de enfermagem, paciente e familiares.



Palavras-chave:
 Ansiedade, Enfermagem, Saúde da Criança