Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 327-1

Poster (Painel)


327-1

ELPO APP: APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DE RISCO DE LESÕES DE POSICIONAMENTO EM PACIENTES CIRÚRGICOS

Autores:
Isadora de Freitas Lyrio Araujo 1, Alex Manhães dos Santos2, Alan Carvalho Galante2, Camila Mendonça de Moraes1, Cecília Maria Izidoro Pinto3
1 UFRJ - MACAÉ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - CAMPUS MACAÉ, 2 FEMASS - Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos , 3 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
INTRODUÇÃO

O posicionamento cirúrgico do paciente, quando não executado da melhor maneira pode ocasionar lesões em vários sistemas corporais. É imprescindível a avaliação de riscos para que se possa traçar um plano de cuidados em tempo hábil para prevenir as complicações. A ELPO é uma escala de avaliação de riscos para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico do paciente que foi construída e validada no Brasil e tem sido amplamente utilizada na prática clínica no intuito de facilitar o trabalho do enfermeiro na tomada de decisões do melhor cuidado.  A utilização desta na forma digital pode agilizar ainda mais esse processo.



OBJETIVOS

Construir um aplicativo para Smartphones e Tablets da escala de avaliação de riscos para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico do paciente (ELPO).



MÉTODO

Trata-se de uma produção tecnológica do tipo prototipagem que visa à construção de um aplicativo móvel educativo, mediante rigor científico. A construção seguiu o modelo do design instrucional contextualizado, utilizando a metodologia XP(Extreme Programming – Programação Extrema) que compreende as etapas: ouvir (itens e escore da ELPO), projetar (ferramenta de modelagem de software “Astah UML” para diagramar os modelos), codificar (utilizadas as ferramentas de programação, tais como NetBeans IDE para escrever códigos; Sring Tool Suite 4 para criação dos micros serviços, controle de permissões de acessos e demais códigos relacionados ao Back-end; o Postman para testar e documentar os micros serviços criados; a IDE Visual Studio Code para construir o front-end, afim de organizar e separar os arquivos desenvolvidos para as soluções web e mobile) e testar. Foram utilizados para teste as ferramentas Google Chrome, Postman e testes automatizados como TDD (Test Driven Development - Desenvolvimento guiado por testes).



RESULTADOS

O protótipo desenvolvido foi composto por conceitos, fatores de risco, os principais cuidados para cada tipo de posicionamento, bem como a sugestão de estratégias de prevenção associadas a nota da ELPO que for recebida pelo paciente.



CONCLUSÃO

A ELPO App é uma ferramenta tecnológica inovadora que pode facilitar e agilizar a tomada de decisão do enfermeiro na prática clínica como uma estratégia para a implementação da Prática Baseada em Evidências no que diz respeito a avaliar o risco dos pacientes em desenvolverem lesões relacionadas ao posicionamento cirúrgico do paciente e direcionar o melhor cuidado durante o posicionamento cirúrgico para cada paciente.



Palavras-chave:
 posicionamento do paciente, avaliação de risco, tecnologia educacional, período intraoperatório, difusão de inovações