Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 326-3

Poster (Painel)


326-3

Transição do cuidado do paciente crítico no bloco operatório

Autores:
Mércia Pacheco de Oliveira1, Fernanda Torquato Salles Bucione1, Judith Fernades Lima1, Alessandra Duarte Gonçalves Abdalla1, Gustavo Schiavone1
1 HAOC - Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Resumo:
INTRODUÇÃO

A atuação do enfermeiro assistencial ao paciente crítico no ambiente cirúrgico pressupõe um planejamento específico para a provisão dos recursos humanos e materiais na montagem da sala operatória. As informações dos antecedentes clínicos e presença de dispositivos invasivos são de extrema importância para o preparo e atendimento seguro destes pacientes no Centro Cirúrgico. Este estudo demonstra a relevância do uso de uma ferramenta de comunicação entre o CC e UTI que no passado era um formulário escrito manualmente e enviado ao setor por um fax e que atualmente utiliza o registro direto no prontuário eletrônico o que garante a transição do cuidado e segue os padrões de segurança do paciente.



OBJETIVOS

Apresentar como o uso de uma ferramenta de comunicação eletrônica favorece o cuidado ao paciente crítico no ambiente cirúrgico.



MÉTODO

Descrever o processo de trabalho no centro cirúrgico a partir do uso da ferramenta de comunicação no prontuário eletrônico.



RESULTADOS

A implantação de um instrumento padrão informatizado, possibilitou a uniformidade das informações. Além disso, proporcionou um atendimento ágil com a otimização de recursos materiais e humanos de acordo com a necessidade e criticidade do paciente.



CONCLUSÃO

O uso da ferramenta eletrônica contribui para a transição de cuidado e fornece as informações pertinentes e específicas ao planejamento para o atendimento de enfermagem ao paciente crítico no ambiente cirúrgico.



Palavras-chave:
 Enfermagem perioperatória, cuidados críticos, segurança do paciente