Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 324-2

Poster (Painel)


324-2

Avaliação da Qualidade de Vida em Pacientes Submetidos Artrodese de Coluna Lombar

Autores:
Amanda Santana1, Debora Pagno Simonetto1, Sonia Regina Barcellos1, Cinara Brandalise1, Marice Boeira1, Angelita Paganin1
1 HU - Hospital da Unimed

Resumo:
INTRODUÇÃO

O envelhecimento populacional é uma realidade atual e, como consequência dessa longevidade, patologias específicas como as ortopédicas são prevalentes. As hospitalizações por distúrbios traumato-ortopédicos podem resultar no aumento da taxa de morbidade e mortalidade entre os idosos.1 A experiência com esses pacientes mostra a necessidade de se realizar um aprofundamento teórico norteador das ações de enfermagem, visto que a finalidade é buscar uma assistência que proporcione a recuperação da saúde. A Escala de Oswestry (The Oswstry Disability Index- ODI) é um instrumento doença-específico para avaliação das desordens da coluna.2 A artrodese lombar para tratamento de doença degenerativa alcança melhores resultados com adequada seleção de pacientes, e apesar de numerosos estudos, ainda há controvérsia de seu real benefício2,3



OBJETIVOS

Avaliar a percepção da melhora na qualidade de vida de pacientes submetidos a uma cirurgia de artrodese de coluna lombar, através da aplicação do questionário Owestry Disability Index (ODI).



MÉTODO

Estudo de coorte, com acompanhamento no segmento de um ano, realizado em um hospital privado de Caxias do Sul. O período de coleta foi de setembro de 2018 à março de 2019. Foram incluídos pacientes submetidos às cirurgias de coluna lombar no período avaliado. Foram excluídos pacientes que não tiveram contato telefônico posterior por algum motivo. Todos os pacientes responderam o questionário de Índice de Capacidade Oswestry (ODI) no pré-operatório (momento da admissão no Centro Cirúrgico) e no pós-operatório (contato telefônico) em 30 dias, 180 dias e 1 ano. A coleta de dados foi realizada através dos questionários respondidos e analisados em planilha de Excel.



RESULTADOS

Foram avaliados 70 pacientes, predominantemente do gênero feminino 40(57%), com idade média de 50 anos. Quanto à funcionalidade dos pacientes, no pré-operatório baseado no índice do ODI, observou-se maior prevalência de incapacidade intensa, sendo 32(46%) pacientes (ODI escore entre 41% a 60%), 18(27%) com incapacidade moderada (ODI escore 21% à 40%), 11(15 %) aleijados (escore 72%), 7(10%) com incapacidade mínima (ODI escore 2% a 20%) e 2(3%) inválidos (escore 84%). Na segunda avaliação (pós-operatório em 30 dias), comparada ao pré-operatório, é notável a diminuição no índice do ODI, sendo que 23(33%) pacientes apresentaram um desfecho excelente (o escore reduziu para 02% a 20%) 23(33%) pacientes foram classificados como bom o resultado pós-operatório (escore 24% a 32%), 23(33%) pacientes inalterado (ODI escore de 42% a 56%) e 1(1%) paciente apresentou piora. Na terceira avaliação (pós-operatório em 180 dias) percebe-se significativa melhora na funcionalidade, sendo que 6 (56%) pacientes apresentaram desfecho excelente (ODI escore reduziu para 2% a 20%), 3 (33%) pacientes classificados como bom, e  somente 1(11 %) paciente com piora.



CONCLUSÃO

Os resultados desta pesquisa, com a metodologia utilizada, demonstram que a melhora da funcionalidade e quadro clinico, após cirurgia de Artrodese de Coluna Lombar, observada pelo Questionário Funcional de Oswestry do paciente, é considerada importante mesmo num curto período de tempo (180 dias).



Palavras-chave:
 COLUNA.vertebral, enfermagem, QUALIDADE de vida