Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 318-3

Poster (Painel)


318-3

Primeira etapa de validação do diagnóstico de enfermagem hipotermia perioperatória: revisão integrativa

Autores:
Elaine Ribeiro1,2, Erika Christiane Marocco Duran62
1 UNIESI - Centro Universitário de Itapira, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
INTRODUÇÃO

A hipotermia perioperatoria involuntária é definida como temperatura corporal central abaixo de 36º C, podendo ser classificada em não-intencional, acidental e terapêutica e ocorre principalmente em pacientes submetidos a procedimentos anestésico-cirúrgicos ou em vítimas de trauma, dentre outras causas. Advém de vários fatores isolados ou associados, como perda excessiva de calor, inibição da termorregulação fisiológica ou falta de cuidados adequados para sua prevenção. A Revisão Integrativa (RI) da literatura é recomendada como etapa inicial dos estudos de validação dos diagnósticos de enfermagem, pois auxilia na construção das definições conceituais (DC) e operacionais (DO) das Características Definidoras e dos Fatores Relacionados, que se referem, respectivamente, ao significado teórico e ao significado capaz de comunicar como determinado conceito é aplicado. A RI deve ser realizada seguindo padrões metodológicos rigorosos, fornecendo ao leitor subsídios para a prática e avanço da enfermagem.



OBJETIVOS

Elaborar as definições conceituais e operacionais das Características Definidoras e dos Fatores Relacionados do Diagnóstico de Enfermagem Hipotermia.



MÉTODO

A busca foi realizada entre os dias 20 de março a 24 de abril de 2018 sendo utilizados 34 descritores para as referidas bases de dados: Medical subject Headings of U.S. National Library of Medicine (MeSH Terms)  para as bases de dados Cochrane e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) via Pubmed; Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), para a base de dados Latin American and Caribean Health Science Literature Database (LILACS) e títulos para a base de dados The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Os critérios de inclusão foram artigos referentes à Hipotermia em humanos, compreendidos entre 2008 a 2018, nos idiomas inglês, espanhol ou português, sendo excluídos do escopo desse estudo, artigos em formatos de editoriais, cartas ao leitor, comentários, notas prévias e resumos publicados em congressos. Foram considerados estudos que abordassem indicadores clínicos e fatores contribuintes para o desenvolvimento de hipotermia em ambiente cirúrgico. Após leitura de título e resumo dos artigos encontrados (2041) restaram 318 e após exclusão dos duplicados (223), 95 para leitura na íntegra. Destes, 71 foram excluídos após leitura flutuante, totalizando um número de 24 artigos para a inclusão na Revisão Integrativa. Importantes achados relacionados a  Hipotermia em pacientes adultos no perioperatorio de cirurgias eletivas  foram encontrados, porém para a realização de tais definições, foi também necessário a consulta da literatura cinzenta por meio de livros textos e dicionários.



RESULTADOS

Foram realizadas as definições operacionais e conceituais das 18 Características Definidoras e dos 16 Fatores Relacionados do Diagnóstico de Enfermagem Hipotermia tal como o exemplo  a seguir da definição de uma Característica Definidora: “calafrios”, DC, Relato verbal do indivíduo de frio e observação da presença de tremores; DO, Sensação repentina de estar com frio, podendo estar acompanhada por tremores e por sensação de frio. Como primeira etapa para validação de diagnósticos de enfermagem, a RI subsidiou a construção das definições conceituais e operacionais das Características Definidoras e dos Fatores Relacionados do diagnóstico de enfermagem Hipotermia, possibilitando, posteriormente, a análise de conteúdo por especialistas e a validação clínica junto de pacientes cirúrgicos em ambiente cirúrgico real.



CONCLUSÃO

Estudos de validação em populações específicas contribuem para o avanço do conhecimento dos Sistemas de Linguagem Padronizados e servem de instrumentos que balizam a prática, garantindo uma assistência individualizada e humanizada, conferindo a solidez necessária à prática do cuidar em Enfermagem.



Palavras-chave:
 Diagnóstico de enfermagem, hipotermia, Enfermagem cirúrgica