Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 307-1

Poster (Painel)


307-1

Atuação do enfermeiro em centro cirúrgico na prevenção de eventos adversos

Autores:
Kamila de Cássia Gomes da Silva2,1, ADERLAINE SABINO2, Patrícia Esteves Morgan1,2, Paulo de Jesus Araújo Mendes1,2
1 UNIMED - UNIMED MANAUS, 2 ULBRA MANAUS - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Resumo:
INTRODUÇÃO

O enfermeiro é o responsável pelo planejamento e implementação de intervenções de enfermagem com finalidade de evitar complicações no decorrer do procedimento anestésico-cirúrgico durante o cuidado ao paciente1. Os eventos adversos incluem danos físicos temporários ou permanentes, incapacidade, sofrimento e morte, o qual se faz necessário gerenciar os riscos por meio de estratégias para reduzir ou prevenir danos ao paciente, ao colaborador ou à própria instituição2. Os incidentes associados a segurança do paciente no centro cirúrgico são atribuídos a falhas na gestão de recursos humanos e materiais, estes por sua vez constituem indicadores para tomada de decisão3.



OBJETIVOS

Analisar o panorama das publicações científicas relacionadas a atuação do enfermeiro na prevenção dos eventos adversos em centro cirúrgico.



MÉTODO

revisão integrativa da literatura realizado na base de dado da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no período de 2014 a 2019. Preconizou-se seis etapas: seleção do tema e elaboração da pergunta norteadora, definição dos critérios de inclusão (publicações que abordassem a temática, publicados entre os anos de 2014 a 2019 com intuito de identificar os artigos mais recentes, em português) e exclusão (publicações que não estavam disponíveis na integra), categorização dos estudos selecionados, avaliação dos artigos, análise e interpretação dos resultados e apresentação da síntese do conhecimento   A amostra compôs-se de 10 artigos, os dados foram analisados, categorizados e discutidos. Após levantamento a cerca da temática elencou-se com a formulação do problema de pesquisa, a questão norteadora: Quais os cuidados realizados pelos enfermeiros para prevenir os eventos adversos em centro cirúrgico?



RESULTADOS

a realização pelos enfermeiros dos protocolos de cirurgia segura e sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP) são evidências do cuidado na redução e prevenção de eventos adversos relacionados a taxa de mortalidade, erros e complicações perioperatórias. A redução dos riscos, danos e a incorporação de boas práticas recomendadas, favorecem a efetividade dos cuidados de enfermagem e o seu gerenciamento de modo seguro.



CONCLUSÃO

os cuidados realizados pelos enfermeiros para prevenir os eventos adversos em centro cirúrgico pautados na utilização da SAEP contribui consideravelmente para segurança do paciente, visto que o conhecimento, habilidades, atitude e valores constituem evidências exponencias, a qual tem uma forte influência na tomada de decisões para o planejamento do gerenciamento do cuidado de enfermagem. O estudo evidencia a necessidade de investigar os fatores que contribuem para os eventos adversos no centro cirúrgico, bem como identificá-los (rastrear) e registrá-los (notificar) alinhados a segurança do paciente nos serviços de saúde e seu impacto na promoção e prevenção de danos.



Palavras-chave:
 Centro Cirúrgico, Enfermagem, Prevenção de acidentes, Segurança do paciente