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14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 306-1

Poster (Painel)


306-1

Qualidade da assistência no centro cirúrgico e melhoria na gestão em um Hospital Municipal de São Paulo.

Autores:
Luana Rodrigues Alves dos Santos1,1, Fabrizzio Batista Guimarães Lima Souza 1,1, Leila Maria Albertina Reis 1,1, Andrea Mayumi Hayashi1,1
1 SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Resumo:
INTRODUÇÃO

O Hospital Municipal de São Paulo desde a sua fundação da década de 90, realiza cirurgias eletivas e de urgências. O processo cirúrgico sempre fez parte das rotinas do Hospital, porem, por ter uma característica generalista, nunca apresentou destaque na Região Norte. A partir das ações internas de melhoria bem como aproveitando as oportunidades oferecidas em projetos proposto pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo houve intenso processo de melhoria do processo cirúrgico no Hospital. Iniciou se pelo mapeamento de todo processo cirúrgico, que o paciente se submete desde sua entrada no serviço até sua alta.



OBJETIVOS

Estabeleceu-se como objetivo primário o reposicionamento do papel do Hospital Municipal na Zona Norte de forma a transformá-lo em referência para Cirurgias Eletivas através da revisão de toda cadeia do processo cirúrgico e, dessa maneira, garantir a população um serviço cirúrgico de qualidade e estruturado para atender os princípios de acessibilidade, acolhimento, equidade, humanização e integralidade.



MÉTODO

Estudo transversal, baseando-se na experiencia do Hospital Municipal de São Paulo, com indicadores de acompanhamento de 2015, 2016, 2017, 2018.



RESULTADOS

 1 A partir do princípio Lean Thinking, toda cadeia de eventos foi revista, partindo das premissas de otimização de recursos, redução de etapas, corte de retrabalho, agilidade e conveniências para o paciente cirúrgico. 2 A implantação dos protocolos assistenciais de cirurgia segura preconizado pela Organização Mundial de Saúde promovendo intenso aperfeiçoamento de qualidade da assistência aos pacientes cirúrgicos pautados na qualidade e segurança do processo. O processo de melhoria não se limitou ao atendimento cirúrgico e sim foi implantada a Central de Agendamento Cirúrgico.Com estas melhorias implantadas o número de procedimentos cirúrgicos saltou de 600 em 2015 ultrapassou os 850 procedimentos mensais em 2018.



CONCLUSÃO

Todas as mudanças implantadas, bem como o ciclo de melhorias contínuas atualmente estabelecidos garantiu o posicionamento do Hospital Municipal de São Paulo como uma referência para o atendimento cirúrgicos dos pacientes da Zona Norte e demais regiões de São Paulo. 3, Este reconhecimento se traduz através da participação central de destaque do Hospital em projetos capitaneados pela Secretaria de Saúde de São Paulo, tais como Ação Concentrada de Cirurgias Eletivas, Projeto Corujão da Saúde – Cirurgias Eletivas. E como ponto central o reconhecimento do serviço cirúrgico prestado no Hospital é evidenciado através da aceitabilidade dos pacientes superior a 90 %. As limitações de recursos financeiros e estruturais não são barreiras para a implementação e otimização de processos assistenciais mais eficientes e eficazes. A criatividade da gestão, centrada na assistência multiprofissional e no ciclo de melhoria contínua se traduzem em maior qualidade da assistência e responsabilidade no uso dos recursos tão escassos na área da saúde



Palavras-chave:
 cirurgia , cirurgia eletiva, cirurgia de urgência , gestão de qualidade, centro cirúrgico