Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 302-1

Poster (Painel)


302-1

Projeto Capacitar é o Caminho: Relato de Experiência no Centro Cirúrgico

Autores:
Raquel Daione Batista1, Eliete Santos Carlos1, Leandro Costa1
1 HRTN - HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES

Resumo:
INTRODUÇÃO

A educação é um processo compartilhado, de troca, que depende da união dos saberes por englobar vários aspectos da vida pessoal e profissional do indivíduo.



OBJETIVOS

Relatar a experiência da educação permanente aplicada à equipe multiprofissional de um centro cirúrgico inserido no hospital de grande porte e referência em urgência e emergência em Belo Horizonte – Minas Gerais.



MÉTODO

Este estudo trata de um relato de experiência de implantação de um programa de educação permanente para uma equipe multiprofissional de um centro cirúrgico, porta aberta, em hospital de grande porte, referência em urgência e emergência na capital mineira. O setor realiza em média 440 cirurgias/mês, possui seis salas operatórias, sendo uma destinada ao protocolo “Onda Vermelha”, ou seja, acolhimento imediato de casos emergenciais. O material humano envolvido no processo do cuidar deste setor envolve uma equipe multiprofissional, com dois gestores de enfermagem, sendo um gestor geral e uma gestora direcionada aos cuidados cirúrgicos, três coordenadoras (enfermagem, médica e anestesista), sete enfermeiras supervisoras-assistenciais, 34 técnicos de enfermagem, seis instrumentadores, 16 anestesistas e 30 médicos cirurgiões e residentes.  A gravidade dos casos e a característica dos atendimentos emergenciais evidenciam a necessidade de uma equipe de trabalho capacitada, engajada e comprometida com o cuidado. O período de intervenção deste estudo é de novembro de 2018 a maio de 2019, as intervenções ocorreram nos horários de 06:20 às 07:00 para o período noturno e 07:30 as 08:10 para o período diurno, em um sábado e domingo de cada mês e as intervenções subjetivas todos os dias. A metodologia de roda foi à base para o planejamento das ações e permitiu elaborar o projeto: “Capacitar é o Caminho”, este não trata apenas de repasse de informações técnico-cientificas, pois apresenta características de pensar no cuidar de quem cuida, entre as intervenções didáticas foram estrategicamente abordados temas de integração, motivação, autocuidado e cuidado mútuo. Os autores entendem o que o cuidar transcende a essência do conhecer e ocupa espaço especial do ser/estar/bem-estar de quem cuida e de quem é cuidado.



RESULTADOS

As intervenções concretizaram-se em cinco etapas, sendo a etapa inicial realizadas ambientalização do setor e dinâmica do “Circulo do Elogio” como abertura e sensibilização para o projeto. Na segunda etapa foram abordados temas como Inovação Tecnológica nos Procedimentos Cirúrgicos, Admissão do Paciente no Bloco Cirúrgico e Sala da Onda com foco na Segurança do Paciente, Montagem da Sala da Onda e Salas Operatórias, Classificação das Cirurgias e Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico e Prevenção de Úlceras por Pressão por Posicionamento Cirúrgico. As abordagens são por rodas de conversa, utilização de vídeos e apresentações no celular, através do aplicativo de conversação, jogos de Scape Games, entrega de materiais escritos e resolução de casos reais. A terceira etapa fez-se com a confecção da árvore de aniversariantes do mês. Na quarta etapa foi disponibilizada uma caixa com mensagens motivacionais, denominada: Cápsulas da Felicidade. A última etapa deste ciclo foi realizada divulgação e sensibilização no hospital para a prática da educação permanente.



CONCLUSÃO

A experiência descrita e vivida pelos participantes destaca a gratificação de se elaborar estratégias para a educação permanente dos profissionais o que possibilita o acesso a conhecimentos e capacitação para as mudanças de paradigmas dentro do contexto laboral e de vida. 



Palavras-chave:
 Educação em enfermagem , Educação permanente , Apoio ao desenvolvimento de recursos hum