Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 294-2

Poster (Painel)


294-2

Protagonização do enfermeiro na implementação protocolo de cirurgia segura

Autores:
JOÃO LUIZ RAMOS DE SOUZA1,2, Wanderson Alves Ribeiro4,3, Carla de Souza Couto3, Douglas Mendes da Silva3, Maicon Costa de Morais3, Iago de Freitas Mattos3
1 HMEF - Hospital Municipal Evandro Freire, 2 HFA - Hospital Federal do Andaraí, 3 CTEF/FAG - Curso de Formação Técnica em Enfermagem do CTEF e FAG, 4 EANF/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
INTRODUÇÃO

A cirurgia segura consiste em uma estratégia importante para tornar o procedimento cirúrgico mais seguro e ajudar a equipe de saúde a reduzir a possibilidade de ocorrência de danos ao paciente, promovendo a realização do procedimento certo, no local e paciente corretos. Mediante a esses fatores e seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), estará garantindo ao cliente sua segurança.1 No decorrer desse processo torna-se essencial o papel do enfermeiro lotado na unidade, que irá ficar responsável por realizar o check list,. Neste momento cabem também avaliar as condições físicas e psicologias, verificar o uso de prótese dentário e de diversos outros cuidados que deveram ser prestados ao admitir o paciente no Centro Cirúrgico.1 Objetivo: descrever a protagonização do enfermeiro na implementação protocolo de cirurgia segura.



OBJETIVOS

Descrever a protagonização do enfermeiro na implementação protocolo de cirurgia segura.



MÉTODO

Trata-se de um estudo do tipo de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Para o levantamento dos artigos, realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde BVS, a partir da base de dados: LILACS, COLECIONA SUS e BDENF. Foram adotados como critério de inclusão: artigos relacionados à temática de estudo, da área de enfermagem, do idioma português, com o texto na integra e com recorte temporal de dez anos. Como critérios de exclusão definiu-se o descarte dos artigos sem relação temática com o estudo ou duplicidade de artigos. 



RESULTADOS

Pela segurança do cliente, busca-se a redução e/ou atenuação de atos considerados inseguros atrelados ao sistema de assistência à saúde, bem como o emprego das melhores práticas, no intuito de obter os resultados esperados. Ressalta-se ainda que o cuidado seguro ira refletir direta e intimamente a qualidade da assistência prestada à população, que por sua vez, tem adquirido mais ciência de seus direitos, estabelecendo critérios que reflitam suas escolhas e atitudes diante dos serviços de saúde, visando, assim, evitar a ocorrência de eventos adversos. É atribuição do enfermeiro, portanto, informar o paciente cirúrgico sobre seu problema de saúde, procedimento cirúrgico e, principalmente, como ele poderá participar de sua recuperação pós-operatória, orientando-o no pré e pós-operatório por meio de uma linguagem clara, respeitando seus conhecimentos e sua cultura. É inerente ao papel do enfermeiro a atividade educativa, pois ele permanece diuturnamente com o paciente, podendo promover espaço propício para a orientação e o empoderamento sobre seu autocuidado, fornecendo orientações acerca dos procedimentos e cuidados, além de promover a saúde e prevenir complicações potenciais.4 Essa situação torna esse profissional o elemento da equipe de saúde com maior oportunidade para orientar o paciente. Além do mais, é nítida a importância da contribuição da enfermagem no início, durante e após o término da cirurgia, por exemplo, certificando a identidade e o consentimento do cliente, o local e o procedimento; verificando os sinais vitais e mantendo o paciente monitorado e com acesso venoso; eliminando a presença de qualquer risco, como o de perda sanguínea, dificuldade das vias aéreas, reações alérgicas e complicações no pós-operatório.



CONCLUSÃO

Conclui-se a importância de seguir o protocolo e do enfermeiro realizar todo o processo de maneira adequada, principalmente por que ter uma função primordial para garantir a eficácia do check list e de todo o cuidado com o paciente mediante os diversos fatores negativos que vão aparecer durante essa enorme jornada, mediante ao desgaste e despreparo da maioria para com o papel.



Palavras-chave:
 cirurgia, cirurgia segura, enfermagem