Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 288-2

Poster (Painel)


288-2

ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM QUADRO INFORMATIVO PARA PADRONIZAR AS ATIVIDADES DE LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO EM UMA CME: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
VERONICA CECILIA CALBO DE MEDEIROS1, Marceli Vituri Marques1, SORAYA PALAZZO1, Stefanie Aguilar López1
1 UNICID - UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO

Resumo:
INTRODUÇÃO

Introdução: Relato de experiência de uma das autoras como coordenadora da Central de Material Esterilizado de um Hospital nível II da cidade de Tarapoto/ Peru para propor a elaboração e a implementação de um quadro informativo contendo informações sobre todos os processos que a enfermagem executa neste setor. Este trabalho além de ser uma medida interventiva para o setor da Central de material, tem também a finalidade de ser apresentado como trabalho de conclusão de curso de uma especialização que acontece na cidade de Chiclayo/Peru, e deste modo tem a sua orientação pelas demais autoras que são docentes nesta especialidade.



OBJETIVOS

Objetivos: elaborar e implementar um quadro informativo contendo informações resumidas sobre os processos de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos e equipamentos hospitalares, cuja finalidade é executar os processos de maneira adequada e padronizada pela equipe de enfermagem do Hospital II EsSalud de Tarapoto.



MÉTODO

 

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, narrativa do tipo relato de experiência, com a finalidade de descrever a elaboração e a implementação de um quadro informativo contendo informações sobre os processos executados pela enfermagem em uma CME em Tarapoto. O estudo tem também a sustentação científica baseada em referências bibliográficas encontradas na Biblioteca Virtual em Saúde.



RESULTADOS

Descrição da experiência: o artigo descreve sobre a necessidade de elaborar e implementar um quadro informativo para a equipe de enfermagem que trabalha em uma CME de um hospital em Tarapoto/Peru. Esta necessidade surgiu devido muitos profissionais não conhecerem de maneira satisfatória as rotinas estipuladas pela Instituição, assim como as finalidades dos processos de limpeza, desinfecção e esterilização. Foi possível perceber pela coordenadora do setor que as atividades eram realizadas de maneira desigual e muitos colaboradores não respeitava as medidas de diluição, tempo de imersão, enxagues, temperaturas exigidas e faziam confusão entre os produtos (detergentes e esterilizantes), entre outros. A construção do quadro tem como proposta melhorar a qualidade dos processos na CME e viabilizar o conhecimento sobre estes procedimentos. O quadro foi criado de maneira interativa, colorida e contendo informações relevantes de maneira resumida sobre os processos. Foi apresentada a Coordenação geral do Hospital e implementado em todos os setores da CME seguido de treinamento.



CONCLUSÃO

Considerações finais: Como contribuição, espera-se que o quadro informativo seja utilizado de maneira oportuna no momento do processamento de um artigo, depois de se considerar suas características. Por meio do quadro será possível escolher e executar o processo correto, a fim de ajudar a reduzir os riscos e dos materiais e equipamentos por exposição incorreta ou desnecessária a altas temperaturas ou soluções químicas, que por sua vez podem causar efeitos adversos no usuário interno e / ou externo.

 



Palavras-chave:
 enfermagem, central de esterilização, processo de esterilização