Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 288-1

Poster (Painel)


288-1

CONFORMIDADE NA APLICAÇÃO DA LISTA DE VERIFICAÇÃO DE CIRURGIA SEGURA NO CENTRO CIRÚRGICO

Autores:
VERONICA CECILIA CALBO DE MEDEIROS1, Marceli Vituri Marques1, SORAYA PALAZZO1, ROSA ZEVALLOS SOTO1, ESTELA ARMIJO HIDALGO1
1 UNICID - UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO

Resumo:
INTRODUÇÃO

Introdução: A World Alliance for Patient Safety introduziu em 2008 a Lista de Verificação de Cirurgia Segura com o propósito de aumentar a segurança do paciente cirúrgico durante o período intra-operatório. A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu um conjunto de objetivos para a equipe cirúrgica, estabelecendo o checklist de cirurgia segura como um método efetivo, simples e prático, aplicável a todos os procedimentos cirúrgicos para melhorar a segurança do paciente.



OBJETIVOS

Objetivo: determinar o nível de conformidade na aplicação da lista de verificação de cirurgia segura.



MÉTODO

Método: Estudo retrospectivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado em um hospital privado na cidade de Lima, Peru. Os dados foram coletados no mês de julho de 2018 em 100 prontuários, através de um instrumento contendo 4 questões e apresentados na forma de gráficos.



RESULTADOS

Resultados: observou-se que o maior número de cirurgias foi de grande porte (63%) e eletivas (59%); 46% das cirurgias programadas atenderam aos itens da lista de verificação em cirurgias de grande porte e 30% são cirurgias de emergência, onde foi observada a falta de registros constantes com pouco interesse na melhoria das estratégias de segurança. Vê-se o enfermeiro como o maior responsável pela aplicação do cheklist com 63%, específicamente o enfermeiro circulante. Com relação à aplicação da lista apenas 73% dos itens foram respondidos e dentre estes o menos cumprido foi a marcação de lateralidade.



CONCLUSÃO

Conclusão: verificou-se que a incidência de erros como a omissão de registros de alguns itens em Cirurgia de grande porte ou não, eletiva ou Urgência/Emergência por meio do checklist é considerável. É mister que seja implantada uma cultura de segurança, onde treinamentos sejam realizados conscientizando 100% da equipe de saúde, oferecendo ao paciente um atendimento seguro.



Palavras-chave:
 Cirurgia maior, cirurgia menor, Enfermeira Circulante, enfermeira instrumentadora, lista segura