Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 284-5

Poster (Painel)


284-5

Realização do checklist cirúrgico: capacitação da equipe de enfermagem

Autores:
Marielli Trevisan Jost1,2, Aline Branco1, Karin Viegas1, Rita Catalina Aquino Caregnato1
1 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, 2 ISCMPA - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Resumo:
INTRODUÇÃO

O segundo Desafio Global denominado “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, tem como finalidade melhorar o cuidado ao paciente cirúrgico, utilizando-se lista de verificação cirúrgica para auxiliar a equipe a reduzir a ocorrência de danos ao paciente1. Buscando uma qualidade e garantia da segurança do paciente cirúrgico, essa ferramenta deve ser utilizada rotineiramente, antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente sair da sala de cirurgia.1 O checklist é um instrumento de comunicação que propicia a oportunidade de melhorá-la entre a equipe cirúrgica.2 Sua viabilidade vem se mostrando promissora em diversos hospitais brasileiros desenvolvendo o cuidado centrado ao paciente, em vistas à segurança da assistência.3



OBJETIVOS

Relatar a realização de capacitação aos profissionais de enfermagem de um centro cirúrgico, para aplicação do checklist de cirurgia segura.



MÉTODO

A ação foi realizada por uma enfermeira assistencial e acadêmica de enfermagem, em um centro cirúrgico de um hospital de grande porte de Porto Alegre, em Outubro de 2018. Foram convidados os profissionais de enfermagem dos três turnos de trabalho. Através de apresentação por PowerPoint®, debateram-se os seguintes temas: Metas Internacionais de segurança do paciente; Aliança Mundial para segurança do paciente; Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória; e apresentação do checklist de cirurgia segura. Durante a ação, frisou-se com os profissionais a importância da aplicação do instrumento em todos os procedimentos cirúrgicos, destacando os principais aspectos dos processos que demandam atenção da enfermagem para garantir a segurança, tais como termos de consentimento preenchido e assinado pelo paciente e equipe médica, realização da identificação do paciente, local de cirurgia e lateralidade. Ao término, apresentou-se um vídeo demonstrativo sobre como realizar o checklist.



RESULTADOS

Participaram 109 profissionais do CC: 10 enfermeiros e 99 técnicos de enfermagem. Durante a capacitação, evidenciou-se o envolvimento e preocupação dos profissionais para aplicabilidade do instrumento, através da participação ativa por questionamentos e opiniões para melhor efetividade do processo.



CONCLUSÃO

Atingiu-se com êxito o objetivo de capacitar e instigar os profissionais quanto à importância da realização do checklist para garantir a segurança do paciente cirúrgico, para prevenir a ocorrência de eventos adversos durante a assistência.



Palavras-chave:
 Centro Cirúrgico, Segurança do paciente, Educação em Enfermagem